segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A dependência química tem cura?



Por Kel.

Olá pessoas!! Espero que esteja tudo bem com vocês, por aqui tudo em paz graças a Deus...só por hoje...

Hoje resolvi escrever porque esses dias assisti uma reportagem na Record, falando sobre ibogaína, cura da dependência, espiritualidade, etc etc....

Na reportagem eles ligavam para várias clinicas que fazem o tratamento com a ibogaína, explicavam a origem da iboga que era usada em rituais em tribos africanas, questionavam aos atendentes da clinica se a ibogaína curava a dependência química e os atendentes respondiam que a dependência química não tem cura e depois dessa afirmação a câmera se voltava ao reporter da Igreja Universal que afirmava que a dependência química tem cura sim e que eles já teriam curado mais de 70 mil dependentes......

Antes gostaria de esclarecer algo, o que significa CURAR?

curar (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/definicao/curar%20_937902.html)
cu.rar 
(lat curarevtd 1 Restabelecer a saúde de: Esse médico os curou. Curou-os com a hidroterapiavpr 2 Debelar a doença, aplicando remédios; recuperar a saúde: A vítima curou-se, e o agressor foi condenado. Curou-se com a mudança de clima. Procurou o tal médico e com ele se curou de antiga moléstia de pele. vtd 3 Debelar (doenças, feridas etc.). vtd 4 Fazer perder algum defeito moral ou hábito prejudicial: Essa reprovação curou-o para sempre, e hoje ele encontra no estudo a melhor distração. Quem o curará dessa melancolia? vpr 5 Emendar-se de algum defeito moral ou hábito prejudicial. vtd 6 Remediar: Só o arrependimento pode curar as dores do pecado. Você não o curará com palavrasvint 7 Fazer a cura: Essas ervas curam, realmente. vint 8 Exercer a medicina: Este médico não vive só de curarvti 9 Cuidar, tratar: Não curo de saber o que pensam a meu respeitovtd 10 Secar ao fumeiro, ao sol ou simplesmente ao ar: Curar carne, peixe, queijo etc. vtd 11 Branquear, expondo ao sol: Curar o linho.vtd 12 Tecn Aperfeiçoar por transformação química (p ex, borracha, por vulcanização; plásticos, pelo tratamento com calor ou substâncias químicas, para torná-los infusíveis e insolúveis; concreto fresco, pela manutenção das condições próprias de umidade e temperatura).



Sabemos que a química, é uma doença incurável, progressiva e fatal, quando não tratada adequadamente, isso significa que se o dependente não parar de usar droga, sua doença irá progredir.

E lembrando porque uma pessoa usa drogas?

Ela estabeleceu comportamentos em sua vida, dos mais variáveis possíveis onde a droga lhe serve de muleta. seja pra não se sentir triste, pra se divertir, pra ficar ligado, pra fazer parte da turma, são infinitos motivos que levam alguém a usar drogas...por isso a complexidade do seu tratamento.

No meu modo de enxergar o mundo, não existe separação entre o espiritual e o material, tudo está interligado, um influência no outro, explico: Quando as pessoas já não encontram mais a felicidade o bem estar no mundo material, elas tendem a buscar esse conforto no mundo espiritual em suas infinitas formas de manifestação (diversas religiões) e quando ela encontra esse conforto, o bem estar a felicidade age diretamente no mundo material, ela se sente mais motivada, mais disposta, feliz e isso contribui para que a vida dela melhore em todos os aspectos, saúde, profissional, relacionamento, etc.

A cura da dependência química é diária, não a toa o maior grupo de apoio do mundo NA usa essa frase "Só Por Hoje Funciona".

Digo isso porque um dos piores sintomas dessa doença é o autoengano, eu convivi de perto, alias convivo com um dependente químico que entrava na igreja e acreditava ter saído curado....se Deus o curou pra que vigiar seus comportamentos?? Pra que se transformar...se ele já havia sido transformado? E nisso as recaídas aconteciam de tempos em tempos.

Hoje após a ibogaína que auxilia na abstinência e a busca pela transformação que ele tem lutado dentro da igreja, ele tem conseguido encontrar a sua cura diária...a sua rendição...a sua renovação.

Hoje ele observa seus comportamentos e identifica quais comportamentos que o levam a recaída e luta contra esses comportamentos buscando auxilio em sua fé, em Deus..para vencer Só Por Hoje essa batalha.

Peço a todos muito cuidado em deixar toda a responsabilidade pela "cura" em algo externo....não se esqueça de fazer a sua parte..."orai e vigiai" e o que vc não puder ai vc busca forças na sua fé, seja ela qual for.

Um grande abraço a todos...e aproveitando já desejo um feliz natal e feliz ano novo...

Que possamos renovar nossa energia e fortalecer nosso amor a cada dia de nossa vida




6 comentários:

  1. Kel,Bom dia muito interessante esse seu post, tenho acompanhado (e ido aqui no RJ) no trabalho que a igreja universal tem realizado pela cura dos vícios, independente de religião é um trabalho lindíssimo de ajuda na recuperação de um adicto e seus familiares.... é claro que a "recuperação" é diária e não se restringi ir exclusivamente na igreja. Mas de fato o trabalho que eles realizam é lindíssimo, ajudam pessoas que a sociedade já desprezou (pessoas que não tem ninguém para auxilia-los assim como nossos adictos tem). Não estou falando de religião,mas sim de uma perspectiva de uma vida melhor. Quem vive com um adicto sabe bem do que eu estou falando!!!! Carla Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juntos somos mais fortes... vamos em frente nessa luta...
      http://soporhojevoucuidardemim.blogspot.com.br/
      #tamojunto #soporhoje

      Excluir
    2. Juntos somos mais fortes... vamos em frente nessa luta...
      http://soporhojevoucuidardemim.blogspot.com.br/
      #tamojunto #soporhoje

      Excluir
  2. Oi Carla...sdds..eu pessoalmente não conheço o trabalho deles...acredito sim que possam fazer bons trabalhos....o problema é qd distorcem e jogam na mídia como a cura....isso me preocupa....pq esse papo de cura eu ouvi por 7 anos dos familiares do homi....enfim apenas alertando...e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla...sdds..eu pessoalmente não conheço o trabalho deles...acredito sim que possam fazer bons trabalhos....o problema é qd distorcem e jogam na mídia como a cura....isso me preocupa....pq esse papo de cura eu ouvi por 7 anos dos familiares do homi....enfim apenas alertando...e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  4. Verdade!!! mas para quem não tem nenhum tipo de "ajuda" e já perdeu as esperanças, vale a pena tentar.

    ResponderExcluir