quarta-feira, 6 de maio de 2015

Despertar...

Por Kel.  

O que entendemos por Despertar?

   Significado de Despertar (www.dicio.com.br)


Acordar; deixar de estar dormindo; sair do estado de sono, de dormência: o barulho despertou o menino; despertou a mãe de seu sono; despertou-se durante o show.
Sair do estado de inatividade, de prostração; passar a ter vigor, força: despertou de uma fantasia; a trabalho despertou-a da depressão; os convidados despertaram.
Provocar; ser a origem de; dar motivo para: despertou a vontade de comer; as lembranças despertaram no marido a nostalgia da mocidade.
Começar o dia num determinado estado: despertou cansado; a manhã despertou fria.
Manifestar-se; tornar-se presente: o desejo pela fama despertava-se lentamente.
Ação ou efeito de despertar: o despertar do dia.
Figurado. Ação de sair da inércia, da prostração, de se manifestar; ato de dar início a: o despertar da caridade.
Gram. Duplo particípio: despertado ou desperto.
Sinônimos de Despertar: acordaranimarativaravivarinduzirinstigar e manifestar 
Falando de dependência quimica e codependência, eu vejo o despertar dessa forma:
O dependente químico desperta quando consegue enxergar que o uso de drogas não está lhe trazendo beneficio algum e passa a entender que essa atitude só lhe traz prejuízos, de todas as concepções possíveis, quando ele desperta pra esse fato, então ele toma uma decisão: a de não usar mais drogas, então começa a luta em viver um dia de cada vez
O codependente desperta quando consegue enxergar sua impotência perante o outro, perante a doença de seu familiar, quando ele desperta ele entende que não a nada que possa ser feito para salvar seu ente querido das consequências de suas escolhas, então ele toma uma decisão: aprender a aceitar a sua impotência e a conviver com ela.
Quando despertamos e entendemos nosso papel na vida, onde começa e onde termina, conseguimos agir de forma mais assertiva, mais próxima a realidade, consequentemente com mais chances de obtermos sucessos, pois aprendemos a agir com inteligência e não reagir com instinto.
Passamos a concentrar nossas forças onde realmente elas podem surtir efeito e paramos de dar murros em ponta de faca.
Embora o despertar seja individual, sabemos que com apoio de outras pessoas se torna mais fácil esse despertar, a partir do momento que um para de alimentar a ilusão do outro a realidade fica mais nítida se tornando mais difícil de nega-la.
O dependente químico tem sua mente anestesiada por substâncias químicas produzidas pelas drogas e nós os codependentes?
Temos nossa mente anestesiada pela ilusão do controle,  se entendermos que nada está em nossas mãos de fato e que a vida é assim quer queiramos ou não.....despertamos da ilusão.
Paramos de concentrar energias em atitudes insanas e passamos a analisar a realidade para agir de forma certeira e assertiva, nos tornamos uma janela da realidade para as pessoas ao nosso redor.
Nos tornamos um ponto de luz em meio a cegueira.
Um cego não pode guiar outro cego.
Um ponto de luz pode servir de direcionamento para quem se encontra perdido.
Essa é a única forma de ajudar a quem quer que seja, se tornando um pequeno ponto de luz em meio a escuridão.
Agora conseguem entender como é importante nos desligarmos emocionalmente e aprendemos a modificar somente a nós mesmos?
É ilusão achar que podemos despertar nossos irmãos, é ilusão achar que temos o controle de tudo.
Só podemos aprender a brilhar e pra isso é necessário despertar.
Seja luz, seja amor, seja vida, seja esperança, seja o que você já é e ainda não enxergou.
Desperte....

5 comentários:

  1. Assim seja!!
    TMJ... SPH olhar pra mim mesma e focar em mim tem dado certo.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Estou aprendendo bastante com vocês. Parabéns pela iniciativa de formular conteúdo de qualidade sobre dependência química.
    Ajude-nos a divulgar este projeto, realizamos diversas palestras gratuitas sobre às drogas e suas consequências.

    www.missaoreviver.com.br


    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi... andei ausente, tô lendo as postagens só agora... Amei essa postagem! É bem isso... nós não podemos despertar o outro a força, só podemos ajudar quem quer ajuda, e só desperta quem quer. O despertar tem que vir de dentro, da vontade de ser feliz. Com isso vem perdas. Perde-se a droga, que serviu tanto tempo como uma muleta, uma fuga do sofrimento e vazio... Muitos não querem perder isso então se enganam, fingem querer parar mas no fundo sabem que é só questão de tempo. Não tem coragem de assumir para os outros nem pra si mesmo, mas no fundo é isso... E aí vivem se boicotando, se enganando e recaindo "sem querer querendo"... A nossa doença é tapar o sol com a peneira e não enxergar isso, mesmo estando bem na nossa cara... E viver como se o único sentido da vida fosse salvar essa pessoa... Até que a ficha cái, graças a Deus a minha caiu, e vi que eu só podia salvar a mim mesma. E como eu precisava disso! Me agarrei com todas as forças nas ajudas que apareceram (Kel, Janete, grupo do face, blogs, ayahuasca, espiritualidade, etc...) e hoje estou bem melhor! Gratidão =)

    ResponderExcluir
  5. Ah, Henrique, tentei entrar no site acima mas fala que está desativado no momento.

    ResponderExcluir