segunda-feira, 4 de maio de 2015

Continue voltando...

Por Kel.

Essa frase é muito falada nos grupos de apoio...continue voltando que funciona...

Sim é necessário, por vezes na vida em diversas situações, é quase impossível compreender algo de primeira.

É difícil entender uma mensagem que nos ensina a transformação de uma vida, em apenas um dia, uma hora...ou em uma reunião.

Nós temos o hábito de avaliar tudo ao nosso redor, a partir da nossa percepção, a partir de dentro de nós, dos sentimentos que carregamos naquele instante, esses sentimentos mudam, nós mudamos, nossa percepção ...visão muda diante daquele mesmo fato observado há um tempo atrás.


Deixo abaixo uma mensagem do Naranon, do livreto azul

Mantenha a mente aberta


Uma das minhas frases favoritas do Livreto Azul do Nar-Anon é “Mantenha a Mente Aberta”; você em breve se sentirá parte do Grupo. Quando vim pela primeira vez ao Nar-Anon, tinha opiniões muito fortes sobre o que o adicto deveria e não deveria fazer. Acreditava também, firmemente, que poderia “fazê-lo parar de usar”. Estava convencida de que, se pudesse dizer aquela palavra ou transmitir aquele pensamento, ele poderia ver o quanto estava ferindo a mim, à nossa família e a si próprio.

Felizmente, mantive a mente aberta e continuei assistindo às reuniões. Ouvindo e participando das reuniões, logo descobri que minha obsessão pelo adicto era um impedimento à minha recuperação e ao meu crescimento. Estava focalizada no adicto, que estava negligenciando a mim mesma.

Uma mente aberta me tornou capaz de mudar o foco. Aprendi sobre a doença da adicção e as ferramentas do programa. Este conhecimento me ajudou a determinar a minha real responsabilidade. Mais importante, aprendi o que posso mudar, com a ajuda do meu Poder Superior, e o que posso mudar
.

Bom dia a vocês


5 comentários:

  1. Amei a mensagem. É bem assim mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Sábio! Aliás Naranon... mesmo que a mente esteja fechada, só a disposição em voltar, já é um ganho! E de tudo que lá é falado e ouvido e partilhado, com certeza algo é absorvido!
    Eu aprendi que só posso mudar a mim mesma... e assim o fiz minha situação ao lado do meu dq não era boa e mudei, sai de casa, me separei... hoje fazer 45 dias! Me sinto mais leve, com forças pra recomeçar minha vida, mesmo o amando.
    Mas, infelizmente não perdi as esperança no milagre e nas coisas que ele me fala... isso está abrindo portas para que eu deixe ele voltar a fazer parte da minha vida, guiar muitas vezes meus passos e pior controlar minha vida! E está sendo péssimo! Ele invadiu meu facebook, viu que estou bem, caminhando, viu que minhas amigas estão me apoiando e vem com os mesmos hábitos, dizendo que eu estou atrás já de outro, que nunca o amei, que sou isso, aquilo... se passou por mim para uma amiga falando de um suporto paquera, pois leu em uma msg in box eu perguntando de um cliente meu para uma colega dele, que estava trabalhando em uma empresa que tinha uma vaga de trabalho na minha área... como seu eu estivesse afim do cara e ela soubesse... gente coisa de cinema!!! Respeito zero, para dizer eu uso drogas e estou na ativa porque tu fez tal coisa comigo, vejo que ele não se conforma que o nosso casamento terminou por conta das loucuras e insanidades dessa natureza, ciúme, controle... a flor ontem me disse: querida isso é a doença gritando!! Olha tem vezes que fico me questionando - será a doença? será loucura? será falta do que fazer? ou é mal caráter mesmo?
    como pude viver 4 anos da minha vida nessa prisão psicológica?
    Bom, temos que irmos estudando e aprendendo e crescendo que as mudanças vem gradativamente. Hoje vejo isso tudo e sei que tira meu foco, muda meu estado espírito e não me faz bem... há 3 meses atrás eu não enxergava isso... já é um passo!
    Então não parem de aprender... de ouvir, de compartilhar! é libertador, é crescimento pessoal e resgate de nós mesmas!!
    TMJ
    bjsss meninas

    ResponderExcluir
  3. Perfeita a postagem... é isso aí... Eu nunca fui nos grupos (ainda pretendo ir) mas as nossas conversas diárias é que foram abrindo meus olhos... Eu discordava de muita coisa que você dizia mas continuava conversando com você, desabafando, até porque não tinha mais ninguém pra conversar... as outras pessoas só me julgavam e não entendiam porque eu simplesmente não colocava um ponto final em tudo. Aos poucos fui abrindo a mente e aceitando que estava errada e doente, que eu precisava mudar... e hoje tô aí =)

    Sharon, acho que o próximo passo agora é você tentar não alimentar essa esperança... Pense assim: acreditando ou não na recuperação dele, se ele tiver que recuperar vai, se não tiver não vai. Só depende dele. Então pense assim, só depende dele. Claro que vc torce pelo bem dele, mas criar expectativas de um milagre é sofrimento porque pode ou não acontecer e não depende de você nem da sua torcida. Você sabe que nem Deus vai fazer por ele o que ele não permitir... Solte a corda... Se vocês tiverem que ficar juntos vão ficar, se não algo melhor vai acontecer pra você... Confie, Deus tem o melhor para você. Se o melhor não for ele, aceite...
    Bom, é a minha opinião... é o que tenho praticado... Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sei disso e confio em Deus e que ele me proporcionou a mudança em mim por eu busquei e permiti!
      E não há como mudar o outro...
      Na verdade acho que não expressei o sentido certo... e o sentido certo é que mesmo com oque ele fale ou faça, ele na ativa ou não, não pode mais manipular a minha vida! Eu não posso permitir isso! Esse é o ponto.
      Tenho que neutralizá-lo em minha vida...
      Bloqueei face, whats, ligações... mas hoje me mandou msg e novamente tira a minha paz, me tira do sério...
      Como alguém que diz me amar me trata como seu eu tivesse o traído, como se eu fosse a pior a das criaturas... me revolta de tal forma... poxa fiz de tudo por ele, renunciei minha família muitas vezes pra tentar novos recomeços... fui humilhada, maltratada e continuei ali, sempre pronta pra estender a mão, apoiar...

      Eu não o procuro, não porque não o ame, mas desisti, não há mais oque tentar nas condições que ele está!
      Mas, não consigo ser forte o suficiente e ter discernimento para não cair na insanidade dele...
      Se ele se manter longe eu fico mais forte, mais focada!
      Mas vou criar coragem e trocar meu número assim, não há como me mandar mensagens e bloqueio essa coisas que ele me fala e que me ferem...

      Bjs E.

      Excluir
    2. Ah... e ir aos grupos é ótimo, vc vai ver quando for.
      Abrimos nossos horizontes, há histórias diversas, piores, melhores... mães e esposas que estão me busca de recuperação, com seus entes em recuperação ou não...
      Pessoas lindas que se doam para resgatar e acabam descobrindo que elas mesmas devem se resgatar!
      Participe e verá!! bjs

      Excluir