segunda-feira, 13 de abril de 2015

O que você faz pra ser feliz?

Por E.

Bom dia! =)

Hoje parei pra pensar naquela musiquinha da propaganda do Pão de Açúcar. Pode parecer bobinha e até enjoadinha (eu particularmente acho fofa pois adoro a Clarisse Falcão) mas a letra dela diz a verdade: "A felicidade está por dentro, mas não vai sair no raio x. Você provoca os próprios sentimentos. O que você faz pra ser feliz?".
É isso. Por muito tempo eu procurei minha felicidade fora. Nas amizades (nos afastávamos, me deixavam na mão), nos relacionamentos amorosos (me deixaram na mão), nas religiões (eu não me encaixava), na comida (o prazer era apenas momentâneo, depois vinha a culpa), na bebida (prazer momentâneo, muitos problemas), nas drogas (idem)... Mas só quando olhei para dentro foi que a encontrei. Parece clichê, papo de maluco, mas não é.
Apenas quando estamos em paz conosco mesmo, quando aprendemos a nos amar, a nos colocar em 1º lugar... é que podemos ter a mínima noção da felicidade. Aí começamos a nos interessar por nós mesmos, olhamos mais para dentro, e vemos que as respostas de todos os nossos conflitos existenciais estão lá. Que o que preenche o nosso "vazio" já está lá, dentro da gente, basta saber acessar. Ou seja, não somos incompletos, não somos "metade da laranja", "panela sem tampa". Já somos completos por natureza.
Para acessar esse nosso "Eu" mais profundo, temos que deixar nosso ego de lado. O ego é aquela "voz" que fica matracando na nossa cabeça o tempo todo. É por causa dele que não conseguimos silenciar a mente e parar de pensar nem por um instante. Ele fica fazendo a gente fugir do presente o tempo todo. Como? Nos preocupando excessivamente com o futuro ou nos apegando (lamentando, arrependendo, etc) ao passado. Quando aprendemos a viver o hoje, ou melhor, o AGORA, nos libertamos do ego e da mente. E assim podemos de fato viver. Na verdade só temos o agora para viver, o ontem já passou e o amanhã ainda não veio, e quando vier ele será o agora. Portanto, só existe o agora, todo o resto (tempo) não existe.
Quando sofremos, é o ego se manifestando, tomando o controle. Geralmente sofremos por ansiedade ou por arrependimento. Se vivêssemos um dia de cada vez, um momento de cada vez, ou seja, se vivêssemos AGORA, não sofreríamos.
Aí você pode perguntar: "mas e se o agora estiver ruim?". Depende, porque tá ruim? Se for algo que eu possa mudar, mudo. Se for algo que não depende de mim, devo apenas aceitar. Não há outra opção... Se aceitamos que não podemos mudar algo (ou alguém) o sofrimento some, pois sabemos que ele é inútil. Sofrer não resolve o problema. Só podemos mudar a nós mesmos. Então se eu não puder transformar uma situação em que estou passando, só posso mudar a minha reação a ela. Aceitação ou revolta? Paz ou sofrimento? A gente escolhe... Não é se conformar com as coisas. Conformar é aceitar algo que eu posso mudar, é poder fazer melhor e ficar com o que é mais fácil, com o que dá menos trabalho... Devemos ser o melhor que podemos e aceitar o que não depende de nós.
Quando começamos a agir assim, não é muito fácil. Estamos tão acostumados, tão identificados com a nossa mente que relutamos em tomar o controle. É mais fácil deixar como está, deixá-la no comando das nossas vidas... Mas quando nos esforçamos um pouquinho já notamos a diferença.
Ao tomar o controle da mente e da própria vida nos ligamos mais facilmente com o "todo", ou poder superior. Isso porque ele já estava lá, dentro de nós, mas não conseguíamos acessar devido ao ego e tudo mais (materialismo, etc). Quando deixamos de ser marionetes do ego e da matrix, podemos conhecer nossa verdadeira natureza divina...

O Que Você Faz Pra Ser Feliz?

Clarice Falcão


O que faz você feliz?
Você feliz, o que que faz?
Você faz o que te faz feliz?
O que faz você feliz, você que faz.

Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?

E se a felicidade voa num balão
Tão alto onde já não se enxerga mais
Mas só ela pode lhe tirar do chão
Pra ser feliz o que que você faz?

A felicidade está por dentro
Mas não vai sair no raio x
Você provoca os próprios sentimentos
O que você faz pra ser feliz?


Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?

Longe perto, dentro, tanto faz
Quem quer felicidade corre atrás
E, às vezes, ela está debaixo do nariz
O que você faz pra ser feliz?
Pra ser feliz
Pra ser feliz
O que você faz pra ser feliz?


Namastê ^^

2 comentários: