terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Qual é a dificuldade do despertar?

Quando digo a dificuldade do despertar, não me refiro apenas ao dependente quimico e ao codependente, me refiro as pessoas no geral.

Na verdade o que significaria essa palavra "despertar"

Consultando o dicionário:

Significado de Despertar (http://www.dicio.com.br/despertar/)

v.reg.mult. Acordar; deixar de estar dormindo; sair do estado de sono, de dormência: o barulho despertou o menino; despertou a mãe de seu sono; despertou-se durante o show.
v.t.i. v.bit. e v.i. Sair do estado de inatividade, de prostração; passar a ter vigor, força: despertou de uma fantasia; a trabalho despertou-a da depressão; os convidados despertaram.
v.t.d. e v.bit. Provocar; ser a origem de; dar motivo para: despertou a vontade de comer; as lembranças despertaram no marido a nostalgia da mocidade.
v.pred. Começar o dia num determinado estado: despertou cansado; a manhã despertou fria.
v.pron. Manifestar-se; tornar-se presente: o desejo pela fama despertava-se lentamente.
s.m. Ação ou efeito de despertar: o despertar do dia.
Figurado. Ação de sair da inércia, da prostração, de se manifestar; ato de dar início a: o despertar da caridade.
Gram. Duplo particípio: despertado ou desperto.
(Etm. talvez de espertar - es + des)
Observando o sentido figurado que diz: "Ação de sair da inércia, da prostração, de se manifestar; ato de dar início a"
Quantos de nós não vivemos adormecidos, preso em um mundo que imaginamos ser real, um mundo que nos impede de realizar nossos sonhos, de colocarmos pra fora o que há de melhor em nós, um mundo onde a realização dos sonhos, acaba dependendo de condições privilegiadas, o que acaba por dizer a maioria que você não será capaz de realiza-los.
Muitas pessoas por conta desse "peso" que o mundo coloca onde realizar sonhos e ser feliz é pra poucos, acabam fugindo, anestesiando, e buscando incessantemente felicidade nos prazeres momentâneos do mundo, podemos abrir um parenteses e citar vários (drogas licitas e ilícitas, sexo, compras, comida, remédios, vaidades, etc).
Quantos de nós não passamos a vida apenas reproduzindo o que nos foi ensinado, esquecendo de mergulhar fundo dentro de si mesmo e buscando saber o que de fato somos, o que de fato nos completa?
Não é fácil mudar um paradigma, não é fácil olhar pra nossas vidas e admitir que está tudo errado e que o principal responsável por isso somos nós mesmos.
Criamos nossa realidade o tempo todo, isso acontece com vc, comigo, com o dependente quimico, vivemos nos sabotando e nos auto-enganando, e fazemos de tudo pra não enxergar isso, sempre é mais fácil apontar pra fora e buscar o motivo de nossas frustrações lá fora, e não aqui dentro.
Assim é com o adicto que busca justificativas para a continuação do uso, assim são os codependentes que colocam as expectativas em cima do adicto para que possam ser felizes, assim é o mundo que depende sempre do exterior para ser feliz. (Me incluo, essa mudança é simples mais muito complexa)
O dia em que conseguimos nos desprender do ego, dos medos e das falsas crenças que governam nossas vidas e que nos foram impostas através de ameaças, então ai sim alcançaremos o voo da liberdade.
Seremos nós, errando e acertando, amando e perdoando, mas seremos nós livres de julgamentos e culpas, apenas colhendo o que plantamos e aprendendo a construir nossa escada rumo a evolução, ao encontro com Deus.
Pensem nisso.
Namastê




2 comentários:

  1. Toda mudança gera insegurança e incerteza...
    As vezes ficar estagnado é mais confortável e comodo.
    E despertar requer uma mudança geral na vida de qualquer pessoa!
    Mas a mudança é necessária para o crescimento!
    Você não muda por si próprio a vida se encarrega disso, dando os obstáculos que muitas vezes são tortuosos para que a mudança aconteça...
    É a lei da vida!
    Não é pelo amor e pela dor!
    Eu estou indo pela dor...
    É difícil? sim! Mas nada que não seja suportável... mas tenho a certeza que o melhor chegará!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. É importante a gente se aceitar, a caminhada precisa começar, mas é cheia de altos e baixos... Se cobrar demais gera culpa... Precisamos nos amar, aprender a nos perdoar, viver e não ficar com medo de viver... Se errar, paciência... Caiu? Levanta. E assim vamos...

    ResponderExcluir