terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Blog O Mundo de Gaya

A EXPECTATIVA DOS OUTROS SOBRE VOCÊ – POR OSHO

1002918_668294336538289_496074352_n
Quando você começa a ficar responsável em relação a si mesmo, começa a abandonar suas máscaras. Os outros começam a se sentir perturbados, porque eles sempre tiveram expectativas e você satisfazia essas exigências. Agora eles sentem que você está ficando irresponsável.
Quando os outros dizem que você está sendo irresponsável, estão simplesmente dizendo que você está saindo do controle deles. Você está ficando mais livre. Para condenar o seu comportamento, eles o chamam de irresponsável.
Na verdade, sua liberdade está crescendo e você está se tornando responsável. Responsabilidade significa a habilidade de responder. Ela não é uma obrigação que precisa ser satisfeita no sentido comum. Ela é capacidade de responder, sensibilidade.
Porém, quanto mais sensível você se tornar, mais descobrirá que muitas pessoas acham que você está ficando irresponsável – e você precisa aceitar isso -, porque os interesses delas, os investimentos delas não serão satisfeitos. Muitas vezes você não satisfará as suas expectativas, mas ninguém está aqui para satisfazer as expectativas dos outros.
A responsabilidade básica é para com você mesmo. Assim, um meditador primeiro se torna muito egoísta. Porém, mais tarde, quando ele ficar mais centrado, mais enraizado em seu próprio ser, a energia começará a transbordar. Mas isso não é uma obrigação, não é que a pessoa precise fazê-lo. Ela adora fazê-lo; trata-se de um compartilhar.
Osho

2 comentários:

  1. Clareou a minha mente.

    Janete

    ResponderExcluir
  2. A minha também... ah, porque não entrei no blog mais cedo hoje? rsrs... As vezes me culpo tanto pelo meu sofrimento causar sofrimento em terceiros... Mas tenho que aprender a ignorar os outros, quando esses não podem me ajudar. Mesmo me amando, não podem me ajudar. Não esperar a compreensão deles... Pois querem de mim o que eu não tenho condição de realizar no momento... Cobram demais... E eu só preciso me aceitar e aceitar o meu tempo de evolução... Quero evoluir, vou evoluir, estou evoluindo... Mas me culpas e me por para baixo devido aos meus erros não ajuda em nada! Querer mudar do dia pra noite, querer resolver de uma vez o que não resolvi em anos (na verdade, o que venho adiando desde o dia em que encarnei, praticamente) não adianta... É preciso determinação, mas também paciência...

    ResponderExcluir