quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Você expressa ou reproduz uma opinião?

Atualmente com a expansão das redes sociais pelo mundo, as pessoas criaram o hábito de postarem suas vidas, seja através de fotos de vários aspectos, marcando os locais que frequentam, desabafando emocionalmente e expressando suas opiniões sobre assuntos polêmicos.

Recentemente podemos citar casos que viraram febre na rede: o caso da torcedora do Grêmio que xingou o jogador aranha de macaco, as disputas eleitorais pra eleição do presidente, a pena de morte do traficante  Marcos Archer condenado na indonésia, o ataque terrorista ao jornal francês Charlie Hebdo.

Citei apenas alguns que me vieram a mente e que tiveram grande repercussão, as páginas sociais receberam enxurradas de protestos de ódio, amor, revolta enfim...desses casos vou citar apenas um para que juntos possamos avaliar se estamos de fato dando uma opinião quando nos juntamos  a algumas manifestações ou se estamos apenas nos deixando levar pela emoção do momento sem pensar muito sobre o que estamos protestando, reivindicando, etc

O ataque terrorista do jornal Charlie Hebdo.

O mundo se mobilizou, se sensibilizou com o ataque aos jornalistas que faziam caricaturas com temas religiosos, em nome da liberdade de expressão o mundo se uniu e pronunciou em protestos:

Je suis Charlie

Porque você compartilhou essa mensagem?

Porque realmente você luta pela liberdade de expressão e se comoveu com a morte de 12 pessoas em um atentado terrorista que não respeita o direito do outro em se expressar, ou porque você foi tomado pela comoção mundial e decidiu participar em solidariedade, mesmo sem entender direito sobre o que significa a liberdade de expressão e porque existe essa revolta dos grupos extremistas do Islã?

Seja sincero contigo, pro seu próprio bem.

Bem se a sua resposta foi a primeira e você é aquela pessoa que luta pela liberdade, pela igualdade e fraternidade, deixo abaixo mais assuntos os quais você também pode se mobilizar e compartilhar pra mostrar pro mundo que você realmente não concorda com tais situações e você quer mudanças.

Boko Haram já matou 2000 pessoas na Nigéria diz anistia

Fome e crise na Somália

Mapa da violência no Brasil

Brasil o país dos impostos

Olha tem assunto e injustiças pra lutarmos viu...será que no próximo mês as redes sociais estarão bombando de protestos desse tipo?
Será que as pessoas vão começar a se mobilizar e buscar maneiras inteligentes de resolver alguns conflitos?
Ou será que mês que vem tem Carnaval, logo mais o campeonato paulista, depois o brasileirão e esses problemas ficaram esquecidos?

Brasil o país do futebol, carnaval, mulher e cerveja...

Com tantos assuntos importantes como os citados acima, violência, educação, corrupção ficam em segundo plano, ai ao invés de buscarmos soluções pra resolver os problemas somos práticos gritamos pela pena de morte...

Afinal resolver problemas da trabalho é mais fácil eliminar, senão não sobra tempo pra essas coisinhas...

Um bom dia a vocês e vamo que vamo...

Um comentário:

  1. KKKKK muito bom! Je suis Charlie em homenagem aos mortos, em repúdio ao terrorismo, porém, Je ne suis pas Charlie quando satiriza a crença e a religião do outro. Eles realmente "cutucaram a onça com vara curta", o que não justifica de forma alguma o que aconteceu, porém justificaria sim uma reação de protesto, e até de fechamento do jornal. Muito feio o que eles faziam. Eu não gostava e não via graça.

    Janete

    ResponderExcluir