quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Por que existe o certo e o errado?

Já pararam pra pensar porque existem essas palavras "CERTO" -  "ERRADO".

Aprendemos a dizer que determinada atitude é certa e determinada atitude é errada, e com base nisso criamos uma "lei" que descreve o que pode e o que não pode ser feito.

Determinamos o que é moral e o que é imoral.

Não que isso seja ruim, veja bem, é até necessário se fomos analisar o ser humano, precisamos de um direcionamento, não temos isso muito claro em nossa consciência, se não existissem esses conceitos provavelmente o mundo seria uma total desordem e ainda prevaleceria a lei do mais forte.

Apenas convido a todos a refletirem, sobre essas palavras, será que é possível  afirmar categoricamente tudo o que é certo e tudo o que é errado?

Eu acredito em causa e efeito, ação e reação ou escolhas e consequências, e por mais difícil que seja modificar nossa forma de enxergar essa realidade, acredito que precisamos aprender a sermos mais flexíveis, com esses conceitos, claro aonde cabe ser.

Não acredito em condenações eternas

Acredito na evolução e crescimento de qualquer ser vivo, deste planeta e quem sabe de outros.

Hoje procuro fazer minha parte, tentando deixar o julgamento a quem cabe, a justiça do homem, embora falha, é a que temos no mundo.

E pra deixar de julgar, eu não preciso deixar de ter opiniões ou ser uma pessoa passiva que aceita tudo, basta eu parar de afirmar categoricamente que isso é assim ou isso é assado ou alguém é isso ou alguém é aquilo e ponto final.

Hoje procuro expressar minha opinião da seguinte forma:

Essa situação, ou essa pessoa influenciaram para que determinada consequência acontecesse, me parece que a consequência trouxe mais malefícios do que benefícios, precisamos tentar melhorar o que deu errado e aperfeiçoar o que deu certo.

O que devemos fazer para conseguir isso?

Agindo assim eu não estou sendo passiva e nem julgando ninguém, estou aprendendo a ter um senso crítico, me colocando no lugar das pessoas e aprendendo a agir de forma mais equilibrada.

Conforme vamos aprendendo a viver com mais equilíbrio, tudo em volta tende representar a forma com que atuamos no mundo.

Se existe desordem,caos, injustiças, são reflexos de nossas ações, e não importa se essas ações são influenciadas por uma forma misteriosa do mal ou do bem, o que interessa é que NÓS AGIMOS em favor dessas influências.

Portanto se quer mudar o mundo, passe a aprender a como se melhorar.

Um bom dia

Um comentário:

  1. Engraçado hoje eu estava justamente escrevendo sobre algo parecido , quando logo depois me deparei com este texto . Vou deixar abaixo o que eu havia escrito ,acho que tudo é bom sendo para ajudar ou confortar alguem.

    Fazer o Certo?!

    Certas vezes nos encontramos perdidos com tanto bombardeio de informações sobre o que é certo e o que é errado, e não sabemos para que lado devemos ir se o certo não é o errado e o errado o certo.
    O que temos que fazer é pedir discernimento a Deus pois ele pode nos conscientizar do mau o do bem que estamos fazendo, acredito que só ele consegue nos fazer diferenciar os pensamento .
    Hoje é um dia que muitas coisas veio a minha memoria , no que acreditar?
    Se a mente humana é capaz de criar muitos medos e fantasias ?
    As vezes fazer o parece ser certo é tão dificil que parece esta sendo feito o errado,rsrs.

    Tudo mudou muito ninguém tem tempo para nada , para ninguém é um stress danado todos os dias , uma correria parece que estão sempre correndo atras de algo mais valioso que suas próprias vidas.
    O mundo la fora as vezes não me faz mais sentido, acho que certas vezes crio um mundo só para mim onde não há dor, nem choro, nem ambição , onde todos estão simplesmente bem consigo mesmo,felizes.
    Mas ai logo acordo desse mundo e fico pensando sera mesmo que algo irá mudar ou só piorar ?

    Desculpem o textinho rsrs , mas era isso que tinha escrito antes mesmo de ler este post e senti em meu coração em tambem compartilhar com vocês.

    ResponderExcluir