segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Caminhos...

Ligue o som e boa leitura.

Através do blog, conheci muitas pessoas, fiz amigas as quais talvez eu jamais  encontraria se não tivéssemos em comum uma história: a convivência com um dependente químico.
Já se vão mais de dois anos desde que abri a porta, pedi ajuda, e que venho caminhando, pouco a pouco, me descobrindo, me transformando, encontrando uma nova maneira de viver.
Vivi momentos intensos, alegria, raiva, tristeza, ira, ódio, inveja, euforia, um furacão que vivia dentro de mim e eu escondia, ora pra não machucar alguém, ora pra não ter que ver meus defeitos e me envergonhar.

Mas foi somente quando deixei explodir tudo que estava preso que consegui encontrar minha paz, assim pude me conhecer de verdade e escolher quem eu gostaria de ser.

Nesse final de semana em uma conversa no grupo do whats zap com as amigas que fiz aqui, pude perceber como as coisas mudaram.

Nossos companheiros não estão bem, ainda vivem se perdendo dentro de si mesmos, com exceção creio que do marido da Emily do blog amandoeajudandoumdependentequimico.blogspot.com.br, os demais companheiros das amigas do blog, até conseguiram se manter limpo por algum tempo, uns mais outros menos, porém ainda não conseguiram encontrar uma nova maneira de viver e seguir, houveram avanços claro, mais ainda não se renderam de fato.

E nós, bem, nós cada uma seguiu um caminho, de uma forma diferente para lidar com a situação, umas ainda vivem junto de seus companheiros, outras se separaram, outras ainda vivem junto mas não dividem a mesma casa, cada uma escolheu o melhor pra si.

Cada uma mudou e cresceu, se tornando alguém melhor do que ontem e encontrando uma nova maneira de viver.

Como uma amiga disse no grupo: a recuperação é individual, quer dizer que não depende dos outros para que possamos escolher viver bem.

É claro que quando encontramos um ambiente mais favorável é mais fácil encontrar a saída, porém a porta só pode ser aberta pela própria pessoa, a escolha é dela, abrir ou não abrir, e isso ninguém a não ser ela mesma terá que fazer, caso decida mudar.

Por isso vemos muitos familiares se recuperando da codepedência e ainda assim seus entes queridos cegos pela dependência quimica.

Vemos também dependentes químicos vivendo anos em sobriedade, conquistando só por hoje mais um dia de vida, livre das garras da adicção porém seus familiares ainda totalmente ligados a eles, fazendo de sua vida de sua felicidade os dias limpos do adicto.

A vida é sua, minha, somos responsáveis por ela.

Independente das circunstâncias, independente do mundo exterior, a sua vida só pode ser modificada por você.

Sua paz, sua alegria, sua tristeza, suas angustias são SUAS, e só você pode aprender como lidar com elas

Hoje eu vivo em paz, não porque eu só tenha vivido momentos bons, pelo contrário, hoje eu vivo em paz porque aprendi a ter responsabilidade pelos meus sentimentos, aprendi a conviver com eles e me resolver com eles, sem precisar culpar a ninguém por isso

A vida é minha, as escolhas são minhas....quem deve percorrer o caminho sou eu, independente de quem me siga ou não.

Desejo a todos que consigam enxergar a paz no seu interior, sem precisar de nada de fora para senti-la, somente a certeza de que você pode fazer diferente.

Namastê

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Sábias palavras... acho que a tudo na vida muda e tudo leva ao crescimento, quem ainda não aprendeu a ver seus próprios erros e perdoá-los e tentar seguir um novo caminho, cedo ou tarde vira a fazê-lo a questão é porque tardar algo que só traz infelicidade a si e aos que estão ao redor? ... sabemos mil respostas, mas oque vai em cada coração em cada cabeça em cada sentimento e necessidade só cada um e Deus sabe! Ah se pudéssemos ter a formula para acabar de vez com a dependência química!! Ah se pudéssemos ter a formula do não se matar junto com o adicto... Temos caminhos para melhorar, para trabalhar em favor do melhor...
    Eu sigo buscando minha paz, meu equilíbrio, melhorar meus defeitos... meu marido o mesmo... se vão 16 dias limpo graças a Deus, que Deus conceda por muito mais tempo, da minha vontade pelo resto da vida pois o amo muito!
    bjs Kel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia...Sharon, tudo que existe no mundo é fruto da imperfeição do homem, o universo nos devolve o que nós entregamos a ele...sim é um sonho acabar com a dependência quimica, mas este é apenas um mal entre tantos outros, não se entristeça por não enxergar um fim, faça apenas sua parte como já está fazendo, modificando a si mesma, não podemos mudar o outro, isso inclui o mundo, mas podemos nos modificar e começando por nós, se cada um se conscientizar disso e passar a se modificar, aos poucos quando a maioria tiver consciência do poder que temos dentro de nós como disse Jesus: vós sois Deus...então aos poucos o mundo mudará conosco, por isso não se entristeça lute pra levar alegria...aprenda dia a dia a se alegrar e a vibrar amor...e de passinho em passinho ..mudamos o mundo...fazendo o que nos cabe...é dificil mas não impossível...você não está sozinha, o que não compreende ainda entrega nas mãos do Pai...bjuss

      Excluir