quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Assertividade



Quando lemos essa palavra Assertividade, o que vem a cabeça: agir da maneira correta?

Como saber se estamos agindo da maneira correta?
Se respeitamos os nossos limites e o do próximo

Como saber nossos limites?
Aprendendo a se conhecer

Parece complicado, agir assertivamente, por isso vou deixar um diálogo de uma forma bem didática, como a terapeuta fez comigo em uma conversa:

Existem 3 maneiras de agir:

Passiva:  Que sofre ou recebe uma ação sem reagir a ela. Não atuante, inerte, que não participa.

Agressiva: Hostil, ofensivo

Assertiva: Aquele que age com assertividade, com segurança, afirmando as coisa

Abaixo segue um dialogo utilizando as três formas de agir:

PASSIVA

A sobrinha chega na casa de sua tia, e ao entrar na sala, sua tia lhe cumprimenta e lhe diz:
-Ana!! Que bota é essa? Com esse calor que está fazendo, você parece que é tonta e não sabe escolher um sapato! Onde já se viu usar uma bota com esse calor que está fazendo.
Ana responde:
- Tem razão tia, sou tão desligada, uma tonta mesmo, não devia ter colocado essa bota, a senhora tem ua  sandália pra me emprestar?

AGRESSIVA 

A sobrinha chega na casa de sua tia, e ao entrar na sala, sua tia lhe cumprimenta e lhe diz:
-Ana!! Que bota é essa? Com esse calor que está fazendo, você parece que é tonta e não sabe escolher um sapato! Onde já se viu usar uma bota com esse calor que está fazendo.
Ana responde:
- E por acaso pedi sua opinião? Se olha no espelho antes de tomar conta da vida dos outros, olha essa sua saia, também está totalmente inadequada com o clima!! Vai procurar o que fazer e me deixa em paz

ASSERTIVA

A sobrinha chega na casa de sua tia, e ao entrar na sala, sua tia lhe cumprimenta e lhe diz:
-Ana!! Que bota é essa? Com esse calor que está fazendo, você parece que é tonta e não sabe escolher um sapato! Onde já se viu usar uma bota com esse calor que está fazendo.
Ana responde:
- A senhora acha tia? Porque? Ela parece quente? Mais não é não, parece couro, mas é um tecido que imita o couro, estou me sentindo muito confortável com ela, é macia, a senhora precisa experimentar.

Deu pra entender a diferença??

Bom dia pra vocês e tentem, pensar antes de reagir.

Um comentário:

  1. KKKKKKKKKK...
    E por acaso pedi sua opinião? Se olha no espelho antes de tomar conta da vida dos outros, olha essa sua saia, também está totalmente inadequada com o clima!! Vai procurar o que fazer e me deixa em paz - muito eu!!!
    Mas, tenho prestado atenção nas minhas atitudes e buscado mudanças... tenho melhorado muito!
    Legal!!
    bjsss

    ResponderExcluir