sexta-feira, 23 de maio de 2014

o que eu posso Modificar?



RECOMEÇAR - ALINE BARROS
Pai, tá difícil manter o caminho
Tenho andado em meio a espinhos
Nem sempre é tão fácil acertar
Pai, emoções descalçam os meus pés
Me roubando em meio a cordéis
Que me enlaçam em minhas fraquezas
Pai, eu nem sei o que te falar
Mas eu quero recomeçar
Me ajuda neste instante
Essa música é muito bonita, peguei esse trecho pra tentar explicar como tem coisas que podemos resolver por nós sem precisar ficar entregando nas mãos de Deus, não por vaidade, mas como diz na oração da serenidade: aceitar o que não posso modificar, modificar o que posso e entregar nas mãos de Deus o que não posso.
Isso se chama amadurecimento, quando começamos a realmente tomar as rédeas de nossas vidas
Exatamente nesse pedacinho da música: 
Pai, emoções descalçam os meus pés
Me roubando em meio a cordéis
Que me enlaçam em minhas fraquezas

Aqui podemos encontrar aonde nós mesmos nos traímos, deixamos que nossas emoções "descalcem os nossos pés" e assim atingem nossas fraquezas e por isso sofremos, erramos, nos machucamos, machucamos ao próximo e assim vai

Todas nossas emoções, nascem de pensamentos.
Não controlamos nossos pensamentos nem emoções, mas podemos aprender a gerenciar eles.

Se notarem ao longo do dia, os pensamentos surgem do nada, cenas, lembranças muitas vezes rodam e rodam em nossa mente, isso nos causa as emoções, tanto boas como ruins.

O ensinamento "Orai e Vigiai" e "Conhece-te a ti mesmo", quer nos ensinar isso, a aprendermos a nos conhecer para nos controlar vivendo assim mais equilibradamente

É simples, porém não é fácil, porque somos acostumados a fazer o contrário, vigiar o outro, orar pelo outro, se preocupar com os outros, julgar os outros

E pra que consigamos nos concentrar em nós mesmos, precisaremos parar de nos concentrar no outro, literalmente aquele velho ditado: cada um que cuide de sua vida....rs..

Como comecei a identificar isso?

Todo sentimento que aflorava mais forte em mim, eu me questionava: por que estou sentindo isso?

Então vinham as respostas, e eu continuava questionando até chegar no ponto inicial, aonde nasceu aquele sentimento, e a parti daí comecei a me modificar, um exemplo.

Estava triste de manhã no dia do meu aniversário, me questionei, porque estou me sentindo assim?

Porque me lembrei de outros aniversários tristes, porque estou sem grana, porque meu filho tava mau criado bem hoje de manhã, porque o Du se mostra egoísta em algumas situações

O que posso fazer a respeito pra modificar essas situações?

O passado eu não mudo, estar sem dinheiro é uma consequência dos meus atos, o filho posso dar bronca mais ainda ele fara malcriações independente do dia, o Dú é egoísta em alguns pontos e estou com ele por escolha minha então ou aceito ele e perdoo ou caio fora

Por que isso me entristeceu?

Porque alimentei pensamentos do passado e criei expectativas em relação ao outro, entreguei a responsabilidade da minha felicidade ao outro e não vigiei meus pensamentos

O que fazer pra mudar esse sentimento ruim?

Esvaziar a mente, perdoar o próximo e a mim pelo meu descuido, me concentrar olhar o que tenho de bom e agradecer.

Quando pedimos a Deus algo que realmente não está nas nossas mãos modificar, ele nos presenteia com milagres invisíveis que enchem nosso coração de alegria, assim foi como relatei no post do dia do meu aniversário.

Uma situação simples que encheu meu coração, minha alma: a alegria em poder servir

Assim voltei a me equilibrar e passei a selecionar meus pensamentos, não alimentando nada de ruim e valorizando tudo de bom, mesmo que o minimo

Quando faço isso mantenho minhas emoções equilibradas e consigo enfrentar as situações com mais serenidade, amor e fé

Nesse mesmo dia não aconteceu nada de extraordinário pelo contrário, mas nada foi capaz de atingir meu coração porque EU estava bem

O Dú passou o dia dizendo que compraria um bolo, me levaria a noite e que sábado sairíamos pra onde eu quisesse.
Em relação a ele minha expectativa é zero..um ZERÃOOO...tipo bem assim o que vier de bom é lucro se não vier ta empatado...rs
Quando deu umas 18:30hs, ele apareceu em casa com bafo de cerveja...rs..parou pra beber e não trouxe o bolo.
Comecei a falar de algumas coisas que eu estava pensando em fazer, até perguntei se ele queria ir junto, mais estava de "pá virada" e começou o lenga lenga: Que eu não incluo ele nos meus planos, que ele se sente rejeitado e blablabla
Respondi: Materialmente realmente não te incluo mesmo, não porque não quero mais porque não dá, fora isso estamos juntos não estamos? Não entendo você
Ele resmungou mais um pouco e pedi a ele que era meu aniversário se ele podia respeitar, ele levantou e disse: relógio que não adianta não atrasa...e foi embora...kkkkkk
Eu fiquei lá em casa tranquila, depois de uma hora ele me liga dizendo:
- Desculpa não queria estragar seu aniversário, mais quando vejo você fazendo planos sem mim fico sem chão
Respondi:
- Você não estragou meu aniversário porque graças a Deus aprendi a não colocar minha felicidade na mão de ninguém, agora quanto a incluir você nos meus planos futuros materialmente falando, me diz como? Não é nem o caso de você não ter dinheiro, mas por conta do seu desequilíbrio emocional você não consegue nem comprar um bolo!! Como posso contar com você? Não da.

Ele ficou quieto e se despediu...

Foi aprendendo a "Orar e Vigiar" e "Conhecendo a ti mesmo" que consegui encontrar o caminho do meio

Bom e se vamos sair sábado, amanhã eu descubro....kkkkk

Se não sair, como sei que vai esfriar pra caraca...filminho e pipoca debaixo das cobertas é o que há..rs..

Desejo a todos uma maravilhosa viagem pra dentro de si mesmo...bom findi..

Pra vocês a música linda da Aline Barros - Recomeçar






3 comentários:

  1. Oiiee ....muito bom este post.....cada dia mais forte hein ! eu preciso colocar em pratica isto urgente se não vou pirar rsrsrs todos os dias visito sua pagina e da Polly ....continue não pare de pare de postar , faz muito bem pra gente. abraços ..D@m@rys

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kel,

    Vou compartilhar rsrs
    Olha ontem foi um vendaval ruim que passou, sai do serviço fui até a casa dele, para me desculpar por andar sendo tão grossa.
    No caminho o encontro em um moto taxi , parei ele desceu e e veio na moto comigo.
    Já estava com a sua droga de escolha e cervejas.
    Estava muito frio, eu disse meu denovo faz 1 semana que estorou seu limite no banco, onde conseguiu dinheiro?
    Ele : saquei mais 150,00 do cartão, falei meu Deus, vc está louco, precisa ser internado , por mim até uma internação involuntária
    Vc não tem mais condições de convívio social.
    Ai ele me entregou o cartão e 70,00 reais, ele disse guarda com vc , vou buscar ajuda amanhã.
    Falei como acreditar na palavra de alguém que está usando, mas ok se quer deixar comigo, vc tem certeza?
    Ele tenho, isso por volta das 18:30.
    Passei na casa dele, a mãe dele disse que quer que ele volta pro trabalho em franco , falei sobre interna-lo ( trabalhar como assim)mas para ele internação pra ele não resolve, que fica lá só dopado por isso consegue ficar limpo, argumentar como né
    Por volta das 21:00 ele me ligou, quero meu dinheiro .
    Falei tudo bem, me pode vir buscar, seu zumbi,
    Ele veio buscar, entreguei no portão e disse, meu me esquece, dei o dinheiro e os cartões , ele se assustou, achou que não entregaria os cartões tbém .
    Me senti mais leve em ter entregue , estava incomodada por ter que ir ate a casa dele entregar, não quero mais envolvimento com isso, a mãe dele me ligou e disse , dá um gelo nele, fica 1 semana longe, ele anda muito vadio kkkkkk, ela caha que é safadeza dele, não vê que o cara tá completamente surtado e precisa de tratamento.
    Respondi dona Ana, estou pedindo pra Deus que seja muito mais que uma semana, não quero viver mais assim.
    O exclui do face, bloqueie WhatsApp, e tbém pedi que ele não viesse atrás de mim, não posso dizer que vai sempre assim
    Mas posso garantir, que dessa vez não vai ter boi pra ele, remédios não resolve mais, minha companhia, que ele dizia ser sua terapeia tbém não o impedi, então só vejo à internação ( tem uma clinica espirita ótima em minha cidade) mas ele quer uma que tenha N.A, fala que quer ,mas que é muito ruim ficar preso lá, eu respondo legal é ficar usando pedra neh, soprando a morte pro alto ....
    Então ou ele vai acabar voltando para Franco para trabalhar , mas lá é onde ele mais usa...
    Enfim , só quero quero conseguir seguir nesse empenho que me encontro hoje, o de não conviver com um dependente na ativa
    Só por hoje, que assim seja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. força amiga, só por hoje funciona, um passinho por vez...calma tudo dará certo

      Excluir