quinta-feira, 22 de maio de 2014

constelação Familiar e minha vida

I'm fine....

Como é bom quando aprendemos a buscar a paz e a felicidade dentro de nós, não significa que viveremos nas nuvens zen o tempo todo, mais começamos a identificar os primeiros ventos que formam as tempestades e aprendemos que temos como mudar a direção
Esses ventos começam nos nossos pensamentos que se transformam em emoções e que por fim viram ações ou reações e quando os ventos são de tristeza, medo, desesperança, desespero, raiva, ódio, tudo que existe de negativo geralmente nos destroçamos por dentro e por fora.
E gostaria de falar pra vocês de uma ferramenta dentre todas que temos como grupos de ajuda, terapia, espiritualidade, teve uma que realmente me ajudou muito, posso dividir minha vida antes e depois dela, digo minha vida se referindo as minhas emoções e percepções que hoje carrego comigo
Essa ferramenta se chama: Constelação Familiar
Vou explicar a vocês como funciona, deixar um vídeo, um contato e como ela me ajudou, vamos la:
Constelação Familiar é um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica fenomenológica, de fundo filosófico, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.
Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.
Esse filósofo deparou-se com um fenômeno descortinado pela psicoterapeuta americana Virginia Satir nos anos 70, quando esta trabalhava com o seu método das “esculturas familiares”: que uma pessoa estranha, convocada a representar um membro da família, passa a se sentir exatamente como a pessoa a qual representa, às vezes reproduzindo, de forma exata, sintomas físicos da pessoa a qual representa, mesmo sem saber nada a respeito dela.
Esse fenômeno, ainda muito pouco compreendido e explicado, já havia sido descrito anteriormente por Levy Moreno, criador do psicodrama. Algumas hipóteses têm sido levantadas também utilizando-se da teoria de evolução dos "campos morfogenéticos", formulada pelo biólogo britânico Rupert Sheldrake e apoiando-se em conceitos da Física Quântica como, por exemplo, a não localidade1 .
De posse de detalhadas observações sobre tal fenômeno, Hellinger adquiriu experiência e, baseado ainda na técnica descrita por Eric Berne e aprimorada por sua seguidora Fanita English de “análise de histórias”, descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.
As descobertas fundamentais
Hellinger descobriu alguns pontos esclarecedores sobre a dinâmica da sensação de “consciência leve” e “consciencia pesada”, e propôs uma “consciência de clã” (por ele também chamada de “alma”-- no sentido de algo que dá movimento , que “anima”), que se norteia por “ordens” arcaicas simples, que ele denominou de “ordens do amor”, e demonstrou a forma como essa consciência nos enreda inconscientemente na repetição do destino de outros membros do grupo familiar. Essas ordens do amor referem-se a três princípios norteadores:
  • 1 - a necessidade de pertencer ao grupo ou clã
  • 2 - a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos
  • 3 - a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã
As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos íntimos. Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.
O procedimento
A “constelação familiar” consiste em um método no qual um cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta solicita informações factuais sobre a vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos.
Com base nessas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre outros membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar ou ele mesmo. Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das "ordens do amor" e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.
Nos anos recentes (2003-2005), Hellinger apurou sua forma de trabalho para um desenvolvimento ainda mais abrangente, que ele denominou de "movimentos da alma". Estes abrangem contextos mais amplos do que o grupo familiar, tais como o grupo étnico. Descobriu e descreveu ainda os efeitos das intervenções (chamado de “ajuda”) e os princípios que efetivamente norteiam a ajuda efetiva, criando assim também as chamadas “ordens da ajuda”.
Aplicações
A abordagem apresenta uma vasta gama de aplicações práticas devido aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como:
  • melhoria das relações familiares
  • melhoria das relações interpessoais nas empresas
  • melhoria das relações no ambiente educacional
Tais aplicações deram início a abordagens derivadas, denominadas de constelações familiares, constelações organizacionais e pedagogia sistêmica.
Críticas
Embora os participantes de sessões de Constelações Familiares reportem resultados positivos (Cohen 2009; Cohen 2005; Franke 2003; Lynch & Tucker 2005; Payne 2005), a abordagem diverge explicitamente de muitas psicoterapias cognitivas, comportamentais e psicodinâmicas. Como o método utilizado pelas Constelações Familiares não se deixa ser validado empiricamente por métodos de investigação científicos, só pode ser defendido numa abordagem fenomenológica.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Constela%C3%A7%C3%B5es_familiares

COMO FUNCIONA??????????????????????????????????


COMO ELA ME AJUDOU?

Depois de frequentar os grupos Amor Exigente, Naranon, aprender sobre a dependência química e a codependência, manter um contato maior com a minha espiritualidade, ainda assim quando eu me sentia pressionada a escolher por um caminho eu ficava totalmente perdida, não sabia como agir, me cobrava, me culpava, sentia raiva, reagia e brigava demais com meu "namorido", eu sabia tudo na prática mas não conseguia dominar meus sentimentos.
Em um momento em uma crise intensa, onde o mundo estava literalmente desabanfo ao meu redor, me lembro que a única reação que tive foi sentar na cama, meia atônita e dizer: Meu Deus o que você quer de mim, me ajuda porque eu não estou entendendo?
No mesmo instante, uma amiga virtual me chamou no facebook e me disse assim: Kel eu estive em um lugar e pensei muito em ti quando eu estava lá, sinto que você precisava ir até la e tentar ´participar dessa terapia que chama Constelação Familiar...
Anotei o endereço, o local ficava no bairro vizinho e assim que tive a oportunidade fui, na primeira vez não podemos participar para que possamos conhecer somente assistimos e a partir da segunda vez, se quiser pode se inscrever para ser sorteada.
Alguns lugares a sessão é cobrada e outros realizam gratuitamente através de sorteio, uma sessão custa em torno de uns R$350,00, eu consegui fazer de graça.
Na segunda vez fui com minha filha e ela me sorteou, só podia realmente ser um presente de Deus
Foi feita a minha constelação e constatado que havia um desalinho e muito sentimento de cobrança entre os familiares que gerava um peso o qual eu carregava na vida, após fizeram o alinhamento e usaram algumas palavras de cura, é uma experiência INCRÍVEL e não tem nada haver com religião.
Realmente depois de ter feito a constelação, minha vida começou a se modificar, como se vendas tivessem sido tiradas dos meus olhos, os sentimentos os quais eu sabia que não devia sentir mais sentia e não conseguia entender o porque, simplesmente não me incomodaram mais.
Minha vida materialmente não mudou em nada, mais EU MUDEI, e novas portas foram se abrindo diante dos meus olhos e hoje eu realmente sou outra pessoa, não perfeitamente feliz, mais infinitamente mais zen, tranquila e equilibrada.
Este é o local o qual realizei gratuitamente a constelação: Clique Aqui
Esta é a página do facebook do Instituto Evoluir que oferecem tratamentos particulares e filantrópicos no local onde realizei a constelação: Clique Aqui

Espero que possa ajudar alguém

Fiquem com Deus...bjuuu Fuiiiiiii

Nenhum comentário:

Postar um comentário