segunda-feira, 10 de março de 2014

normose





Bom dia galera
Tudo em paz por aqui, comigo com ele, com todos só por hoje graças a Deus, uns dias atrás estava pensando em escrever algo sobre o "normóticos", pesquisei na internet e achei a palavra normose, dei uma lida por cima, mais acabei deixando de lado, então assisti a uma palestra domingo que me esclareceu bastante, sobre o assunto e gostaria de repassar algumas coisas pra vocês

Primeiro o que é normose?

Segundo a Wikipédia
Normose é um conceito de filosofia para se referir a normas, crenças e valores sociais que causam angústia e podem ser fatais, em outras palavras "comportamentos normais de uma sociedade que causam sofrimento e morte".1 Dessa forma os indivíduos que estão em perfeito acordo com a normalidade e fazem aquilo que é socialmente esperados acabam sofrendo, ficando doentes ou morrendo por conta das normoses.1
É comum justificar a manutenção de um comportamento não saudável por ser normal, algo que "todo mundo faz", porém essa justificativa é falaciosa e acaba apenas perpetuando uma sociedade cheia de normoses.

Já pararam pra pensar como somos normóticos?

Se não vou listar abaixo algumas caracterirticas que a sociedade acredita "normal" e quem não nada nessa maré, muitas vezes é considerado um estranho no ninho:

- Casar
- Ter filhos
- Se formar em uma faculdade, fazer pós se especializar
- Comprar uma casa
- Beber socialmente
- Ser magra
- Trabalhar fora
- Fumar maconha (ta virando normal)
- Corrupção ou jeitinho brasileiro

Esses são alguns exemplos de situações que a sociedade espera que participemos

Tá mais e se eu não quero, e se eu não gosto, e se meu sonho é outro que não se enquadra em nada disso, vou ser considerara, maluca, estranha, não irei me enquadrar no mundo.

Precisamos saber quem somos nós, pra saber o que queremos da vida e seguir nosso sonho, investir nele, mesmo que para a sociedade não seja algo "normal"

Pra sonhar não existem limites, pra concretizar um sonho devemos apenas respeitar o limite do outro.

Eu sou livre pra escolher o que quiser fazer com a MINHA vida, desde que as consequências afetem somente a mim, pois se começar afetar o outro ai o problema deixa de ser somente meu e passa a ser sim da sociedade, então terei que arcar com as consequências destes atos.

Se não quiser casar, não case, se não quiser ter filhos não tenha, se não quiser fazer uma faculdade não faça
Se não quer ficar bebendo toda sexta depois do trampo não fique, se não quiser viver correndo atrás da balança não viva
Se quiser ser apenas dona de casa, ou "dono" de casa, seja
Se existem pessoas que querem detonar seu cérebro fumando maconha você não precisa fazer igual
Você não precisa ser aceito

Você precisa aprender a SE ACEITAR

Pra isso é fundamental SE CONHECER, PRA SABER O QUE REALMENTE TE FAZ FELIZ

Desligue por alguns minutos do seu dia o botãozinho do automático que comanda sua vida.

Tenha um tempo de reflexão, entre você e você mesma.

Converse com sua espiritualidade seja ela qual for, e sempre que possível mergulhe na viajem mais importande da sua vida: a descoberta de si mesmo.

Se ame...

Não adoeça para atingir a expectativa que o mundo cria sobre você

Fiquem com Deus



Um comentário: