quinta-feira, 6 de março de 2014

eu não escolhi ser Adicto....



Nunca entendi bem, essa colocação.

Se ouve muito falar entre os adictos em recuperação que eles não escolheram serem adictos, que simplesmente nasceram adictos.

Porém quando expomos essa afirmação a uma pessoa que pouco conhece sobre dependência química a resposta geralmente é essa: Mais ele sabia que droga fazia mau e que podia viciar, porque foi experimentar, agora vem dizer que nasceu assim.

Pois é de certa forma também faz sentido

Neste texto, um adicto em recuperação nos convida a uma reflexão SOU UM ADICTO?

Hoje entendo que uma pessoa que experimenta drogas, não escolheu ser um adicto, quem em sã consciência escolheria um provável futuro como este?


Dá pra afirmar que uma pessoa escolheu ser um adicto (adicto: escravo de...)?

Essas pessoas fizeram uma escolha experimentar drogas, sabendo dos riscos, mais nunca imaginando que com elas aconteceriam

Assim somos nós os "normais" que vivemos fazendo escolhas as quais muitas delas nos expomos a riscos, um exemplo:

No trânsito você pode escolher parar no farol vermelho ou atravessa-lo, sabendo dos riscos que corre, pode se prejudicar ou prejudicar um terceiro, mais diante da ocasião, da situação, você analisa os riscos e decide seguir e ultrapassar esse farol vermelho.

Se você mata alguém, da pra concluir de que você escolheu ser um assassino?

Se você se mata, da pra concluir que você escolheu ser um suicida?

Você escolheu um caminho que oferecia riscos, mais não desejava que acontecesse uma coisa ou outra

Por isso precisamos ter muito cuidado ao rotular as pessoas, a julga-las.

A verdade muda conforme muda a janela, só podemos afirmar categoricamente o que uma pessoa é ou deixa de ser em seu intimo caso tenhamos vivenciado a vida daquela pessoa no corpo dela, caso  tivéssemos sentido as emoções que ela sentiu,tivéssemos tido a percepção de mundo que ela teve.

Isso vale pra nossa vida.

Um adicto, assim como um codependente, ou como qualquer outra pessoa que percebemos estar escolhendo seguir caminhos perigosos demais, cujo as consequências afetaram negativamente tanto a vida dele como a de outros, essas pessoas não precisam de julgamentos, precisam de ajuda, orientação, amizade, amor.

Para que não precisem buscar fora de si algo que elas podem encontrar dentro delas mesmas

*Prosperidade em todos os âmbitos da vida

*(Prosperidade (do latim prosperitate) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado (Novo Dicionário Eletrônico Aurélio, versão 5.0, e Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2001.)

Um ótimo dia a vocês e fiquem com Deus



7 comentários:

  1. Kel ... preciso desabafar
    Ontem fui na casa do bendito , estava tudo programado para viajarmos sábado para leva-lo de volta ao emprego.
    A besta levou um doce pra ele , mal cheguei já começou a achar vários defeitos , lembrar de outras brigas , se vitimizar, começou a ouvir Raul Seixas ( cara toda vez que ele ouve Raul ele sai pra usar)
    Me disse coisas horríveis , que sou mais doente que ele , que sou estranha, que ele avisou que tinha um problema, pq eu não avisei que tinha tbém, enfim me jogou lá no chão, tudo pra brigarmos e ele ter um " pretexto " para usar .
    Ele me ligou as 05:00 hrs manhã pra pedir R$10,00 reais pra beber
    eu disse que não.
    Passei agora cedo na casa dele , ele estava infernizando a mãe para ir sacar o salário dele, não sei pq estava bloqueado , conversei com ele , ele disse que senão arrumasse os r$30,00 , ia sacar na hora do almoço todo p salario e acabar com tudo, a mãe dele não conseguia sacar tbém do salario dela , enfim tomei a atitude errada , dei os r$30,00 reais pra ele, ele acabou de vir aqui no meu emprego, a mãe expulsou ele de casa,
    Eu disse à ele, vamos arrumar uma clinica , isso não é mais uma recaída, virou compulsão , ele disse que vai pra Franco da Rocha, com certeza perder o emprego e virar um mendigo.
    E eu o que posso fazer ? Se a pessoa não quer ajuda .. que usa toda a hora o termo doente pra poder conseguir as coisas, que sempre a mãe acaba ajudando, nunca vai pedir ajuda.
    Eu só posso com muita dor no coração me afastar, e deixar o tempo passar , quanta tristeza em meu coração.
    Saber que lá em franco ele vai se afundar , e me sentir impotente em não poder ajudar , pq essa ajuda quem tem que pedir e querer é ele

    ResponderExcluir
  2. nega vc já sabe o que tem que fazer..largar a corda, deixa-lo seguir...não é fácil..dói demais..mas chegou a hora de cuidar de ti não acha??..CUIDE DE VC...VC...E VC...vá a um grupo Naranon...AE...na sua espiritualidade...mais chega de buscar ajuda pra ele...busca PRA VC...um adicto em recuperação um dia em disse, quer ajudar um DQ, espera ele pedir ajuda...hora de sair do campo de batalha...e se recuperar pra vida :)..TMJ SEMPRE..SE PRECISAR TO AKI

    ResponderExcluir
  3. SÓ MAIS UMA COISA...AGORA SIM..ELE PODE ENCOTRAR O DESPERTAR DELE..PQ AGORA...ELE TA PERDENDO TUDO..ACREDITA ISSO PODE SER UMA CHANCE DE DAR CERTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a mãe não voltar atrás da decisão de expulsa- lo , enfim vou tirar meu time de campo , chega de acreditar em falsas promessas , acreditar não , fingir que acredita pra viver um dia em paz , ele irá vir com o papinho que quer ajuda , que esse é o momento que ele mais precisa de mim, quer ajuda mostra em atitudes , cansei de palavras
      Tomará que ele não perca essa batalha
      O que eu mais quero é poder ver e viver a recuperação dele.
      Mas nem sempre é como queremos.
      Obrigado pelas palavras Kel , bjos

      Excluir
    2. eu tb é uma das coisas que eu mais gostaria..porém contudo e todavia...se não for pra ser eu não vou ficar esperando não...minha vida continua a caminhar pra frente...ou ele acompanha ou fica pra trás...carregar no colo NUNCA MAIS

      Excluir
  4. adorei o blog, muito bom esse post, vou visitar sempre !

    ResponderExcluir