segunda-feira, 31 de março de 2014

a Raiva

"Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. Joanna de Ângelis aponta o desenvolvimento moral e psicológico do indivíduo como determinante na maneira como a raiva é exteriorizada.1
A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e a expressão da irritabilidade e agressão humana. Outros nomes como fúriaira,cóleraódiocrueldade, etc. aplicam-se à distintas formas ou modulações desse sentimento que enquanto expressão do instinto de agressão é extensível aos demais vertebrados.

Fonte: Wikipédia"


Me identifico demais, minhas reações desastrosas, ocorrem quando sinto raiva, principalmente quando meu ego sente-se ferido ou ameçado, como dizem.

Na terapia, a psicóloga fez um exercício comigo, onde ela se aproximava de mim e eu tinha que dizer: para, quando  me sentisse incomodada.
Curiosamente eu só disse para, quando ela se aproximou pela minha frente, quando ela veio por trás ou pelo lado, ela chegou a me deslocar do meu lugar, e só assim eu disse para.

Eu não sei, não aprendi qual é meu espaço ou limite, então permito que as pessoas o invadam até que chega o ponto de me afetar, então eu reajo na raiva.

Confesso que as vezes penso, será que vou conseguir ser diferente, olho pra frente, olho pra minha realidade e por vezes o desânimo me pega, penso que faço tanta coisa pra continuar a caminhar, me esforço de verdade....tudo que já me disseram, faz que da certo eu fiz...e ainda me perco dentro de mim mesma.

Vou seguir um conselho de uma amiga, que segundo ela isso não saiu de sua cabeça, mas alguém toco seu coração: Deus te conhece melhor do que qualquer pessoa, tente ouvi-lo.

Que eu me permita ouvir e não me confundir quando as palavras de Deus.

Como dizem: Que seja feita a tua vontade.

Amém

Um comentário:

  1. Só Deus é capaz de tirar de mim , de você e de todos aqueles que passam por dificuldades como nós todas as magoas, duvidas, incertezas, raiva, rancor , ressentimento...muitas vezes olhamos só o nosso lado e esquecemos que Deus ele olha a alma , creio que Deus tem visto o seu esforço, Deus tem visto as suas lutas e ele diz...filha minha não desiste, não se desespere, eu estou no controle de tudo! Temos que crer que Deus é poderoso para curar e enxugar nossas lágrimas, mas nós temos que querer essa mudança. Não só exigir do outro, mas sim, começarmos por nós. Que Deus possa nos ajudar a trilhar o caminho. Independente de qualquer circunstância, temos que aprender ouvir a voz de Deus! Pois ele sabe o que é bom pra nós e no tempo certo nossas orações serão respondidas. Beijos!

    ResponderExcluir