quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

remédios!!!




Olá Galera

Há um tempo atrás assisti uma entrevista com um psiquiatra norte americano, que falava do tratamento de compulsões de comportamento, e na entrevista ele abordou a dependência quimica que afeta o comportamento do individuo.

Ele discordava quando algumas pessoas afirmam que quando um dependente quimico deixa de usar drogas e passa a tomar remédios ele está trocando um vicio pelo outro

A justificativa dele era mais ou menos assim:

"Uma pessoa que tem uma doença cronica como diabetes, precisa tomar a insulina e ter uma mudança no hábito de vida para controlar a sua doença.

No caso da dependência química que é um desequilíbrio causado nos hormônios do cérebro, quando é feito o uso de medicamentos, a intenção é regular esses hormônios, claro que o sucesso do controle da doença estará ligado também a mudança de hábitos do doente em si.

Porém existem casos e casos, e se o dependente quimico precisa do remédio para manter seus hormonios equilibrados, não interpreto como vicio, afinal ele toma remédios para conseguir ter uma vida normal, assim como o diabético toma insulina para controlar sua glicose.

Pior seria se ele continuasse a viver em desequilíbrio trazendo prejuízos a si mesmo e a sociedade"

Lembro que o Du, viu essa entrevista e ficou entusiasmado como se tivesse achado a "cura"...rs...mais sabemos que vai além, assim como o diabético a insulina apenas controla a glicose, o diabético que não mude seus hábitos alimentares e de vida pra ver...vai la e detona uma barra de chocolate achando que a insulina é a "cura" pra sua doença...rs...sabemos que não é assim que rola

No meu "achismo", quanto mais ferramentas utilizarmos pra nos ajudar com uma dificuldade melhor.

Então aos dependentes químicos, aos codependentes, quais ferramentas temos disponíveis para nos auxiliar a viver de forma melhor?

- apoio médico
- apoio psicológico
- apoio emocional
- apoio espiritual

Não apostem apenas em um, explorem todas as ferramentas, quanto mais conhecimento, mais fácil será de solucionarmos nossos conflitos, e mais chances teremos de sairmos vitoriosos só por hoje.

Vejo isso na pratica agora fazendo a faculdade EAD..rs...temos várias formas de estudar, lendo, ouvindo, assistindo, interagindo, questionando.

Alguns desses caminhos se adaptará melhor a minha rotina, entretanto não explorar os demais é um desperdício muito grande, pois neles eu poderei encontrar uma resposta a qual no outro caminho pra mim ela não aparece

Convido a todos vamos explorar as possibilidades com a mente aberta, boa vontade e pés no chão.

A CURA É DIÁRIA SEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário