segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

da pra ser Feliz amando um dependente quimico?



Bom dia Galera!!

Olha acho que depois de uns dois anos de blog consegui achar essa resposta, claro talvez essa resposta não se encaixe com todos, mais sinceramente pra mim tem feito muito sentido.

A questão não é "ao lado do dependente químico" a questão é da pra ser feliz mesmo vivendo situações as quais você não teria escolhido viver? Sim dá.

Não temos o controle de nada a nossa volta, a não ser de nossa mente, no meu caso o vinculo afetivo com o dependente químico de minha convivência será eterno, ele estando vivo ou morto, perto ou longe, afinal temos  dois filhos e será impossível apaga-lo da minha vida.

Passei muitos anos tentando encontrar uma maneira de ser feliz ao lado dele, por vezes queria que ele morresse pra quem sabe assim acabar o sofrimento, será que resolveria? Será que a melhor forma de não ser atingida seria ele sumindo? E meus filhos não sentiriam falta do pai? Ao ver meus filhos sofrendo por sua ausência será que eu conseguiria ser feliz?

Eram tantos porquês, os quais eu não encontrava respostas, minha cabeça não cansava de questionar, será? Porque? Como? Quando?

Até que como sempre ouvi nos grupos, comece a focar em você, foi assim que comecei, confesso não é tão fácil ainda mais pra um codependente ou um dependente emocional, que de certa forma sempre está a espera de algo pra ser feliz

Pra ser feliz:

Aprendi que todos somos imperfeitos, como esperar algo de alguém?
Não esperando nada de ninguém não me magoo
Aprendi a perdoar, porque sei que preciso do perdão
Aprendi a me dar amor
Aprendi a respeitar meus limites, impedi que as pessoas me machucassem e agi assim sem culpa.
Aprendi que essa estrada é pro resto da vida
Aprendi que os meus sentimentos são MEUS e ninguém é culpado por eu senti-los, raiva, alegria, tristeza, se sinto é porque me permiti sentir.
Aprendi que não posso evitar sentimentos desagradáveis, mais também aprendi que eles passam e que no momento da dor se eu ficar quietinha conversar com Deus e me observar vou aprender algo muito importante, como perdoar por exemplo.
Aprendi principalmente que a felicidade nunca estará FORA DE MIM...sempre DENTRO, tudo que me proporcione bem estar vindo de fora, são momentos que passam e por vezes ilusão de eterno bem estar.
Aprendi a gostar de minha compania e me aceitar, sem ter que ficar preocupada com aprovação das pessoas, afinal a vida é minha eu sei o que sinto e como sinto

Da pra ser feliz, com um ente querido dependente químico, em uma cadeira de rodas, sem pernas, com uma doença, com limitações, sem ganhar na mega sena, sem descobrir a cura da Aids, sem encontrar o príncipe encantado, sem ter filhos ou com filhos, sem ter sua casa, pagando aluguel, morando na cidade ou no sertão, sem ouvir, enxergar ou falar.

Da pra ser feliz...SÓ DEPENDE DE VOCÊ.

Fiquem com Deus

2 comentários:

  1. Há pra complementar...uma coisa é aceitar uma pessoa como ela é, outra é permitir ser explorada por essa pessoa....bjus

    ResponderExcluir
  2. Seus post estão me ajudando muito !!!

    ResponderExcluir