quinta-feira, 10 de outubro de 2013

facilitação Cuidado isso pode te derrubar



Bom dia Galera

Falando de como ter cuidado pra não agir com comportamentos codependentes, caso você ainda não tenha noção do que exatamente significa isso, abaixo seguem algumas dicas sobre o que é FACILITAÇÃO, lembre-se se tiver duvidas se questione estou fazendo PRA ele ou POR ele?
Se a resposta for a segunda opção, é bom parar pra refletir e ver se não está facilitando a vida de ativa do seu ente querido.

O seu familiar adicto, faltou ao trabalho porque passou a noite usando drogas, você se preocupa afinal ele poderá perder o emprego, quem deve ligar e avisar o chefe?

Se você ligar estará fazendo algo por ele, algo que ele deveria fazer.

O seu familiar adicto comprou um carro, mais atrasou as prestações e seu carro foi apreendido, você pensa coitado perdeu o carro,então se questiona será que devo pagar as prestações atrasadas?

Se você pagar estará, fazendo por ele algo que é de responsabilidade dele.

O seu familiar adicto fez dividas com um traficante e não tem dinheiro pra pagar, você recebe uma ligação dizendo que se o seu familiar não quitar a divida será morto.

Se você pagar estará fazendo por ele algo que é de responsabilidade dele.

São apenas 3 exemplos que citei, os dois primeiros algo não tão dificil de se colocar em prática, mais esse último heim, o que me dizem?

Viram como é dificil impor limites a si, não facilitar?
Entendem porque precisamos de ajuda?
Entendem porque a relação dependente e codependente não é tão fácil assim?

Nessa última opção caso você não pague, seu familiar pode realmente ser morto, ou caso você pague poderá virar refém de traficantes e de seu próprio familiar.

Já ouvi em partilhas que o proprio dependente quimico algumas vezes, combina esse tipo de ameaça com o traficante que é pra conseguir dinheiro.

Já ouvi em partilhas uma mãe que não pagou a divida e seu filho foi assassinado.

Já li em um livro, uma mãe que tinha uma vida estável, familia classe média alta e perdeu tudo, cedendo as chantagens de traficante e de seu filho, foi morar de favor na casa de amigos sem emprego, e suas filhas largadas a própria sorte. (Livro reduzido a pó, se quiserem eu tenho e empresto, só me enviar um email)

Impor limites como diz meu amigo Chico Saldão (assistam seus videos no you tube), é muito dificil, como ele relata, já chorou muito e sofreu muito ao ter que impor limites e deixar de facilitar.

Pra mim impor limites é o mais difícil na convivência com o outro, ainda estou aprendendo, mesmo frequentando grupos há uns 2 anos.

Busquem ajuda, sozinho não é possivel

Amo vocês e fiquem com Deus


Um comentário:

  1. Realmente para mim tbm esta sendo a parte mais dificil.. n em relaçao a dinheiro e sim em relaçao a relaçao a dois.. esposa de um adicto em recuperaçao. Beijos

    ResponderExcluir