sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como?




Bom dia Galera

Como modificar a si mesma?
Como entregar nas mãos de um PS o que eu não posso modificar?

Como?

Acredito que quando começamos a ouvir sobre codependência, quando começamos a entender a dependência química essas dúvidas são as que mais martelam na nossa cabeça, e muitas vezes nos perdemos tentando acertar, cansamos e quando vemos não saímos do lugar.

Vamos por partes, primeiro como modificar a si mesma?

Se você quer mudar algo seja o que for, primeiro você precisa conhecer "o algo" analisar o que está correto o que está errado e em cima disso você começa trabalhar para melhorar o errado e aperfeiçoar o que está certo.

Mais como? Procure grupos de ajuda, terapeutas, pare de ser segurança ou salva vidas de seu ente querido e olhe pra si mesma, parece loucura, você parar e pensar, mais como vou deixar ele por conta propria se eu fizer isso ele se afunda.
Sim essa é a intenção deixar ele se afundar pra pedir ajuda, se não nunca ele vai estender a mão e enquanto ele perpetua o uso você se afunda junto, sofrendo consequências no lugar do outro e se alguém não cortar esse ciclo vai acabar os dois juntos de mãos dadas na lama.

E não adianta não tem outro caminho, mesmo pq só podemos modificar a nós ao outro entregar nas mãos do PS e amar, ai vem essa segunda questão:

Como entregar nas mãos de um PS o que eu não posso modificar?

Quando começamos a olhar pra nós mesmos, começamos a ver como somos limitados e quanta insanidade fazemos tentando mudar outra pessoa, percebemos como é dificil se modificar então pedimos ajuda a um PS e trabalhando com esforço e dedicação vemos os resultados que começamos a alcançar e quando conseguimos pequenas mudanças percebemos os bons resultados que colhemos com elas, então criamos força pra ir mais além, afinal de contas ninguém gosta de viver sofrendo.
E quando vivenciamos isso começamos a ter mais confiança no PS e passamos a entregar (a vida dos outros) aos seus cuidados, vamos nos livrando da culpa e entendendo que tudo que acontece nada mais é do que resultado das nossas escolhas, e entendemos que cada um é responsável pelo seu proprio caminho, pq se eu faço pelo outro o que ele mesmo deve fazer, eu abandono o que é de minha responsabilidade não resolvo nada e só pioro a situação.

Na convivência com um dependente quimico, nossos limites são testados o tempo todo, nosso emocional é colocado  em um carrinho de montanha russa, e pra segurar a onda?

Só estando muito fortalecido e a maior ferramenta que temos pra isso é o conhecimento, tanto da doença dependencia quimica quanto a codependência e o conhecimento de nós mesmos

TTa esperando o que pra correr atrás de ajuda?

Quando mais fundo o buraco mais sofrida a volta...corre

Bom findi e fiquem com Deus


3 comentários:

  1. Oi Kel.
    Desculpe minha ignorância, mas...o que é PS ?
    Abraço,
    Richard

    ResponderExcluir
  2. Ola Richard Imagina...PS significa Poder Superior...nos grupos de ajuda usam esse termo pra não ter nenhuma ligação com nenhum grupo religioso, vc pode acreditar em Deus, Ala, Buda ser Ateu, acreditar em um amuleto ou qualquer outra coisa, mais de certa forma é importante vc acreditar em algo além de si mesmo para conseguir superar momentos difíceis...;) espero ter esclarecido

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras e importantes... bjs e bom fins

    ResponderExcluir