terça-feira, 16 de julho de 2013

ser feliz? ao lado de um dependente quimico?




Bom dia galera

Hoje estive pensando sobre essa questão, acredito que muitos de nós que 
convivemos com a adicção de um ente querido, além de querer que ele se recupere
queremos também encontrar uma maneira de ser feliz ao seu lado.

Nesses 7 anos convivendo com a dependência química do meu ex marido, 
participando dos grupos de auto ajuda Amor Exigente e Naranon, lendo livros
de pessoas que vivenciaram o mesmo que eu: Reduzido a Pó,  Codependencia Nunca Mais, Amando um dependente químico Dias de Dor e de Recuperação, Dependência e Codependência a recuperação é uma escolha; através dos blogs que acompanho, através da história de adictos em recuperação e recaídos.

Hoje eu respondo essa questão a mim mesma dessa forma:

Ser feliz?

Depende de mim, eu aprendi alias venho aprendendo que a sensação de se sentir bem, se sentir feliz não é e nunca será eterna pra ninguém, assim como momentos tristes passam momentos felizes também passam.
Aprendi a não me cobrar tanto, a viver mais meu presente, com tranquilidade, colocando tijolinho em cima de tijolinho, devagar e bem firme, a vida não é um filme de terror nem um conto de fadas, se assemelha mais com uma novela..rs...onde os personagens passam por tudo um pouco, a vida é simples assim

Ao lado de um dependente químico?

Eu cheguei em uma conclusão, dependente químico ou não, essa não é a questão, a questão é não permitir que as pessoas afetem a minha vida me maltratando, me desrespeitando, me prejudicando, amar ou ser feliz não é isso, pelo menos pra mim, amar e ser feliz é saber respeitar meu espaço e do outro, se o outro resolve que tem o direito de fazer comigo tudo o que citei ai em cima, cabe a mim deixar ou não.

E só por hoje eu escolho ME AMAR, ME RESPEITAR, ME PERDOAR, que comece por mim,  só assim conseguirei me aproximar de uma vida mais equilibrada, mais tranquila.

A você que tem um ente querido na ativa de sua doença, parece que esse labirinto nunca terá um fim, acredite tudo passa, independente das escolhas alheias, se sinta no direito de ser feliz,  se liberte dos medos e das culpas que não são suas.

Parece fácil né falando, não, não é fácil, MAIS É SIMPLES.

Comece parando de querer controlar o futuro dos outros, pare de tentar evitar que os seus sofram as consequências de seus atos, permita e apenas ajude quando puder.

Dói no peito, mais é necessário para o crescimento de ambos, pra aguentar entregar nas mãos de Deus de verdade, comece indo a um grupo de ajuda, acredite em um poder superior em sua vida e confie milagres acontecem.

Eu sou um milagre, não porque meu ex marido está limpo, mais porque eu descobri a chave do meu coração, e com ela estou aprendendo a encontrar meus caminhos de paz e felicidade interior.

Acredite funciona.

Eu seguro minha mão na sua e uno meu coração ao seu, para que juntos possamos fazer aquilo que sozinho eu não consigo, concedei-me senhor a serenidade necessária para aceitar o que eu não posso modificar (não posso modificar nada, a não ser minha mente), coragem para modificar o que eu posso (coragem para abrir mão das consequências das vidas que não são minhas) e sabedoria para distinguir umas das outras ( muita serenidade pra me fazer agir e não reagir frente as situações)
Fé, força e alegria Só Por Hoje

Fiquem com Deus

Um comentário: