quinta-feira, 4 de julho de 2013

o problema não é Aceitar ! é como SE Aceita




Bom dia galera!!

Significado de Aceitar

v.t. Receber de boa vontade aquilo que é oferecido: aceitar a doação.
Admitir a contragosto ou aderindo: aceitamos a situação de fato.

(dicionário on line)

No universo dependência quimica e codependência, o que e como devemos aceitar?

Acredito essa ser uma das maiores de nossas dúvidas.

Até aonde aceitar?

Antes de me descobrir codependente, essa palavra comandava minha vida de uma forma errada eu entendia que eu deveria simplesmente aceitar tudo, sem restrições.

Primeiro deveria aceitar que meu marido era um dependente quimico
Depois aceitava que ele me prejudicasse
Depois aceitava ele como um filho, e passei a fazer o papel de mantenedora da casa
Depois aceitava  que minha vida era assim e eu não podia me sentir triste
Depois aceitava que seria assim pro resto da vida e que eu tinha a obrigação de ser feliz, que o contrario era errado, eu seria uma ingrata se não aceitasse.

Até que finalmente ME ACEITEI COMO SER HUMANO.

Isso fez uma diferença enorme na minha vida.

Quando eu aceitei que aceitava errado, porque eu estava vivendo um ensinamento deixado a nós de maneira errada.

AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO.

Eu apenas amava ao próximo, a mim, na minha cabeça doente eu não precisava amar.

NÃO FAÇA COM O PRÓXIMO O QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ.

Eu não fazia ao próximo o que não gostaria que fizessem comigo, mas eu deixava o próximo fazer tudo que ele não faria com ele  próprio.

Codependente aceita de maneira errada, cuidado, muito cuidado ao trazer este verbo pra sua vida, tenha critérios em saber COMO ACEITAR.

Me baseando nesses ensinamentos acima e nos lemas aprendidos nos grupos, eu consigo ser mais assertiva ao aceitar.

Então recapitulando:

Amar ao próximo como a ti mesmo
Não fazer com o próximo o que não gostaria que fizessem com você
Só posso modificar a mim mesma, ao outro só posso amar
Que comece por mim

Quando você parar pra pensar na sua vida.
Quando você parar pra tomar decisões, se questione em cima destes ensinamentos

Tenho me amado?
Tenho me respeitado?
Tenho me modificado?
Tenho olhado primeiro pra mim?

Tenho amado o próximo?
Tenho respeitado o próximo?
Tenho respeitado as escolhas e consequencias do próximo?
Tenho deixado que o próximo tome conta da propria vida?

Quando você achar um equilibrio entre essas perguntas, saberá o caminho a seguir.

Ex marido segue limpo, sim esse periodo é mais leve, querendo ou não seria hipocresia da minha parte dizer o contrario, é menos turbulento, e sendo menos turbulento com certeza fica muito mais fácil navegar em águas calmas.

Mais pra você que está vivendo a turbulência do mar da dependência quimica de um ente querido, que vive situações de desespero, lhe digo.

Sua dor neste exato momento pode não sumir, porém quando você consegue escolher melhor coisas pra SUA VIDA, a hora que a tempestade passar será menos sofrido recomeçar, os prejuizos serão menores.

Se você não consegue sorrir ou se dizer feliz hoje, tente ao menos descansar, tire o peso, a responsabilidade das escolhas dos seus, de cima de você.

Carregue apenas o SEU MUNDO, entrega a um poder superior o que você não pode e não DEVE, resolver.
Descanse e confie.

A vida é um eterno recomeço, por isso falamos tanto em SÓ POR HOJE.

Só Por hoje desejo que seu dia seja feliz
Se não puder ser feliz, que seja tranquilo
Se não puder ser tranquilo, que passe logo
Se demorar a passar...ei olha eu to aqui.




Seguro minha mão na sua, uno meu coração ao seu para que juntos possamos fazer, aquilo que sozinho eu não consigo.
Concedei-me senhor, a serenidade necessária para aceitar o que não posso modificar, coragem para modificar o que posso e sabedoria para distuinguir umas das outras.
Fé, força e alegria SÓ POR HOJE

Existem lugares que pessoas lhe receberam de braços abertos, não fique sozinho, não ta dando conta, pede ajuda


FIQUEM COM DEUS



6 comentários:

  1. Kel.... q bom ler essas palavras.
    Com certeza confortaram meu coracao.
    Estou no meio do furacao e sinceramente me vejo perdida, novamente.
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela msg. Leio seu blog diariamente, faz diferença pra mim. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. dor dividida dor diminuida...é impossivel não sentir dor quando se vive o que vivemos...é impossivel diante de tanta destruição não sentirmos dor...porém juntos somos capazes de nos ajudar e conseguir sobreviver, por isso é de extrema importância a ajuda mutua...pq juntos somos mais fortes...adicção e codependencia é desesperador sim, a diferença é que quando aceitamos as situações de uma forma mais sã...e nos reconhecemos o que somos seres humanos...fica mais fácil passar por tudo isso... ;) tmj lindas

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Kel, acho que a parte mais difícil é a da aceitação.
    Falo por mim, tem dias em que digo pra mim mesma que vou aceitar que meu amado seja DQ, que mereço e quero ser feliz independente da adicção dele.
    Em outros simplesmente me revolto, não aceito e tudo se complica muito mais...
    O caminho eu sei... o problema é como fazer com que se torne verdadeiro em mim?
    TMJ obrigada por fazer parte da minha vida...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sha, bom dia..primeiro aceita q ele é um DQ, depois aceita que vc é um ser humano e tem todo o direito de ser feliz...basta escolher...sem culpas...lembre-se....faça diferente pra ter resultados diferentes...e uma coisa é aceitar ter um marido dq outra é aceitar ser tratada de uma forma que te magoa e te prejudica:)..te amo...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia... tens toda razao, sem duvida!
    Acho que a aceitacao total vem com o tempo, com empenho, estudo. Leio muito, quero comecar a ir no grupo de apoio... ja faco terapia c um psicologa.
    Tudo auxiliando...
    E mais q isso compartilhar nossas vivencias no blog tbm nod enriquece...
    Aos poucos as coisas voltam a normalidade depois do tsuname e o aceitar vai se tornando mais facil...
    obrigada pelo apoio! Bjs TMJ

    ResponderExcluir