sábado, 9 de março de 2013

o que é um Codependente?






Boa noite pessoal...milagre sabadão eu por aki...rs


Amanhã seria dia de visita na clinica, mais foi cancelada, pq o Du....ainda ta cabeça fechada...não se abre pra falar sobre seus sentimentos...na verdade ele ta lá na contagem regressiva pro dia da visita pra tentar vir embora...dessa vez ele vai quebrar a cara..rs
Quarta ele me ligou, são 5 minutos de ligação, a conversa foi assim:
Ele: Oi Rá
Eu: Oi, tudo bem?
Ele: Há ta indo...to levando, vc vai vir na visita né?
Eu: Não sei não
Ele: Pq não sabe (já irritado)
Eu: Não sei, alias, eu não vou. Vou ir pra que? Pra vc fazer o papelão das outras 6 visitas, ficar gritando, falando que eu quero acabar com a sua vida? Pra vc me acusar da "merda" de vida que vc está, me desculpa mais eu não mereço isso não, vc viu quem morreu hoje?
Ele: Vi
Eu: E vc sabia que ele estava tomando remédios pra depressão assim como vc, bebendo assim como vc, e cheirando assim como vc?
Ele: Hã
Eu: Pois é passei 6 anos tentando ajudar alguém que não quer ajuda, me ferrei de tudo que é jeito e vc ao invés de agradecer a oportunidade de se tratar ainda acha que quero te prejudicar?
CHEGA EU NÃO MEREÇO ISSO....além disso tudo, eu fiquei sabendo que pelas minhas costas vc espalha por ai, pros seus pais que EU fui a culpada pela SUA recaída? Me desculpa se um dia eu quis te ajudar, mais
Ele: Eu preciso falar com vc sobre coisas do banco
Eu: Coisas do banco eu resolvo com o dono da clinica
Ele: Já deu o tempo, tchau...e desligou

É gente o cabeça dura do caramba, o doencinha do caramba...
O terapeuta disse que cancelou a visita que é pra fazer ele expor os sentimentos dele, e ajudar a trabalha-lo, então eles criaram uma situação, onde o Du colocou um monte de expectativa..(a visita, ir embora) e vão fazer ele se frustrar, ai ele explode..e nisso os psicólogos ajudam ele a trabalhar  seus sentimentos...

Eu achei perfeito, tem grandes chances de ele conseguir dar um passo em busca da recuperação.

Afinal decepções todos nós vivemos, antes ele ter um treino la dentro do que aqui fora, que não tem equipe de apoio pra ajudar nessas situações

Comecei esse post com a pergunta o que é um codependente? E antes relatei esse acontecimento pra explicar.

Um codependente é toda pessoa que convive com um dependente químico e é afetado direta ou indiretamente por comportamentos dele.

A dependência química é a doença do comportamento, isso quer dizer que a pessoa portadora dessa doença tem uma série de comportamentos inadequados, tudo pra que o uso da droga não seja interrompido e ele não sofra perdas....como diz no livro azul do NA ...Pra um adicto(dependente químico) poder usar a droga e ainda manter tudo estável ao seu redor é ouro  no céu.
Resumindo, se a consequência do uso da droga não for maior que o prazer que ela proporciona ele NUNCA VAI PARAR .

Ai entra o CODEPENDENTE, nós evitamos que eles sofram essas perdas, financeiras, emocionais, físicas....tudo em nome do AMOR, pq e difícil ver uma pessoa a qual amamos se destruir, então tentamos amenizar essa destruição em VÃO
Nós...só iremos nos frustrar, nos prejudicar, nos magoar e quando nos dermos conta que tudo foi em vão pq o dependente químico usará a droga novamente iremos nos sentir enganados, então vamos acusa-los, e ofende-los, brigar, então eles se ofendem  usam drogas novamente e nos culpam, e nós nos sentimos culpados.

E começa tudo demovo, e esse ciclo continua por anos, até que um dos dois desaba no chão, e decide não quero mais viver assim.

Foi o que aconteceu comigo, EU DESISTI DE VIVER ESSE CICLO...não deixei de ama-lo.

Desisti de me destruir em vão, sim em VÃO.....pq se passariam anos e ele só iria parar de usar drogas quando ELE DESABASSE....como ele vai desabar com alguém segurando ele?kkkkk

Entendem onde quero chegar....

Por isso eu não vou mais na visita, pq ele ainda ve em mim um apoio emocional, ele ainda vê em mim a possibilidade de não enxergar os prejuízos causados pela droga.
Eu sou a almofada dele, e quando ele me vê, e percebe que eu não estou tão vulnerável as manipulações dele como antes, ele "surta" e me magoa.

Antes eu vivia essa briga DEPENDENTE x CODEPENDENTE...

Hoje eu me libertei...to deixando ele brigar sozinho, estou me recuperando, financeiramente, emocionalmente pra quando chegar a hora certa, eu ter a mão bem firme pra ajudar ele a subir.

CODEPENDENCIA TAMBÉM MATA, MAIS SILENCIOSAMENTE AINDA...

SE VC TEM UM DEPENDENTE NA FAMILIA, BUSQUE AJUDA PRA VC...

ACREDITE AS CHANCES DE RECUPERAÇÃO DE AMBOS É MAIOR

Boa Noite

 

2 comentários:

  1. tamujunto Kel ! Foi muito bom terem cancelado a visita, afinal tratamento é isso, é ir buscar lá no profundo dos sentimentos, mas para o profissional chegar nesse profundo o paciente tem que expor como aconteceu com o Du, trabalhar sentimento e comportamento, e vc amiga está certinha em não viver em função dele, cuida de vc e se no final do tratamento ele estiver com gana de viver aí sim vc o apoia, e pode ter certeza que será diferente, vc o apoiará mas sempre na retaguarda defendendo sua vida em primeiro lugar !! Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Há sete meses descobri qual era minha doença: sou uma codependente. Entrei num universo de informações novas para mim e que estão me fazendo muito bem. Estão me dando coragem para me preparar para a tomada de decisões profundas na minhaa vida e na vida dos que dependem de mim, pois diz um dos passos do Nar Anon, o bem estar do conjunto deve vir em primeiro lugar em detrimento do bem estar individual do adicto.
    Só por hoje.

    ResponderExcluir