quinta-feira, 21 de março de 2013

amar É parte II




Aproveitando a postagem de um amigo do Face (Alcinir)....vamos tentar trazer esse ensinamento a nossa vida de uma forma saudável....

AMAR.....
Amar é viver em função do outro. É um contínuo, lento e progressivo afastamento de si mesmo, para ingressar cada vez mais na vida do outro...
Amar é aderir ao outro; e nesta adesão morre todo o humano egoísmo para sobreviver apenas a consciente doação do amar desprendido...
O que vem a ser amor desprendido???
????
AMAR desprendidamente é amar sem tréguas mesmo sem ser amado; é dar sem esperar receber; entregar sem pensar em possuir; oferecer sem querer pedir; é dar-se a si mesmo apenas para fazer o outro feliz; é prontidão de dar tudo em troca de nada..
É DAR SEM CONDIÇÕES E ENTREGAR SEM RESERVAS..

Repito, precisamos tomar cuidado ao adotar certas coisas em nossas vidas, o verso acima escrito realmente traduz o que é amor, mas precisamos nos lembrar de outros ensinamentos pra podemos aplica-lo da maneira correta.

Amar ao próximo como a Ti mesmo.

No caso de nós que convivemos com a dependencia e a codependencia, precisamos tomar muito cuidado, pq nossa doença: a codependencia já tem como agravante:

Viver a vida do outro esquecendo de si mesma
A culpa
A raiva
A sindrome de Deus...daquele tipo meu amor salva!!!

Ai vc se encontra hoje, triste, magoada, com aquela autopiedade sem fim "o coitada de mim" eu o amo tanto, eu faço tudo por ele e ainda sou humilhada, etc, etc

E le um verso desses, o que se passa na SUA cabeça: eu so um monstro, coitadinho ele é doente, esse é meu fardo devo carregar, devo ama-lo sem esperar nada em troca pq ele é um doente, casamento é até que a morte os separe, ele precisa de amor, ele precisa de ajuda sem meu amor ele morre...nãoooo...nãooooo eu não posso ser esse monstro egoístaaa...óoóó vo pro infernooo..

Ai bate a culpa...e vc volta pro ciclo da codependencia e dependencia quimica.

Todo dependente quimico precisa de amor com toda certeza do mundo...maaaaaaaaasssss

Um amor responsável, um amor exigente, um amor que mostre a ele, que sim ele consegue, que sim ele é capaz.

O dependente quimico precisa APRENDER a amar incondicionalmente.

Agora pergunto, como se aprende?

Praticando

Se vc, se só VC se doar, se dar se anular pra beneficiar seu dependente quimico...vc estará tirando a oportunidade dele aprender a amar a si proprio e ao próximo como se deve.

Pq vc não deixa ele tentar, vc não permite que ele aprenda...vc ama por ele e por vc...vc se acha Deus...o codependente ACHA..que pode salvar alguém, quando na verdade ele pode salvar somente a si mesmo...lembra AMAR AO PROXIMO COMO A TI MESMO.

Pq amar com responsabilidade é dificil?

Pq amar com responsabilidade é deixar que a pessoa sofra as consequencias de seus atos

Pq amar com responsabilidade é ver quem amamos sofrer e não interfirir pra que ele tenha a oportunidade de aprender

Pq amar com responsabilidade é ter esperança que mesmo quando tudo tiver horrivel vc acredita em um Poder Superior que irá fazer o melhor sem ser da maneira que vc quer mais como precisa ser feito.

DÓI amar com responsabilidade

Ai é mais fácil fugir e se justificar dizendo que seu amor é tão, mais tão grande que vc não se importa de não ter vida propria e viver em função do outro.

Falo por mim que passei por isso...SE MODIFICAR DÓI...pq requer olhar pra SI MESMO e ver que vc não é la grandes coisa como achou que era...e da trabalho pq vc sabe que vc deve se melhorar a todo instante.

Então galerinhaaaa...melhor do que falar ao outro, seja o exemplo por outro...

Amar é viver em função do outro. É um contínuo, lento e progressivo afastamento de si mesmo, para ingressar cada vez mais na vida do outro...
Como colocar isso em pratica se vc não se melhorar?
Como se melhorar se vc não olhar pra si mesmo e se conhecer .

Quanto mais vc se conhece, mais vc se ve responsavel pelos seus sentimentos, conseguindo separar até aonde vai seu Eu e até aonde começa o EU do seu próximo.

Dessa forma vc ingressa na vida do outro respeitando, suas escolhas, seu tempo e seus limites..
Ai sim vc deixa de ser egoísta e passa a se ajudar ajudando o próximo...

Tudo isso é muito louco, écomplicado, e dificil de se colocar em prática, tão dificil que poucos na história do mundo conseguiram aplicar esse texto INTEGRALMENTE...exemplos
Jesus Cristo, Dalai Lama, Madre Tereza de Calcuta.

E ai ja viu o trampo que temos pela frente em se aperfeiçoar né..

Bora começar a olhar pra si mesmo?

Boa sorte...irão precisar.. :)

Fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário