quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

como ajudar um Dependente Quimico?




Buenas pessoal

Gostaria de falar nesse post em como nós familiares podemos ajuda-los, já que a dependencia quimica se tornou uma epidemia no mundo, e o Brasil vem ocupando um dos primeiros lugares nesse ranking, é um problema sério que traz muito sofrimento não somente para o dependente quimico mais também pra sua familia.
Como pouco se fala em ajuda para a familia o que no meu ponto de vista é fundamental para o sucesso da recuperação do dependente, vou expor algumas dicas as quais aprendi com a convivência de um dependente quimico na familia durante 6 anos, meu ex marido.

Lembrando que não sou especialista em nada, o que irei relatar abaixo é apenas a minha experiência e a minha opinião sobre o assunto.

Se vc tem um parente dependente quimico, mesmo que este não se encontre "aparentemente" com a sua vida muito afetada como por exemplo: ainda se mantém no emprego, pelo que vc saiba nunca roubou nada dentro de casa e que talvez vc entenda que ele sustenta seu proprio vicio.
Por favor peço para que pare de se autoenganar e pensar que não é tão grave assim, pq é, essa doença é progressiva e fatal o que significa ter 3 finais: Caixão, Prisão, Hospicio.
Essa doença não tem cura, porém é possivel estacioná-la e quanto antes isso acontecer menos danos ela terá causado ao dependente e a familia que se torna uma CODEPENDENTE.

1º Procure um grupo de ajuda, é de extrema importância pra não dizer fundamental, esses grupos de ajuda não são formados por especialistas mais por familiares que convivem com a dependencia quimica e partilham e trocam experiencias, ninguém sabe tudo, mais juntos sabem muita coisa, por isso falamos muito que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, segue o site desses grupos:
www.amorexigente.org.br
www.naranon.org.br
Na minha opinião quanto mais ajuda melhor, se puder frequentar os dois ótimo, senão va ao que vc sei identificou mais.
O Amor Exigente é um grupo que ajuda no auto conhecimento e como agir cm o dependente quimico
O NARANON, é um grupo completo para o auto conhecimento.
Pra mim os dois grupos se completam, não existe pior ou melhor já que pra lidar com a dependencia quimica é muito importante nós termos esse autoconhecimento.

2º Aprenda sobre dependencia quimica e sobre codependencia, existem várias leituras sobre o tema e os grupos de ajuda tem suas leituras proprias, vai algumas dicas que na minha concepção são ótimas leituras.

Livros:

Codependencia Nunca Mais autora: Melodie Beattie

Dependencia e Codependencia: A Recuperação é uma Escolha, autor: Juliano Batista Gonçalves

3º Entender que VOCÊ não pode mudar o dependente quimico, VOCÊ não pode convence-lo a parar com palavras, com ameças, com surras, fazendo suas vontades, NADA EXATAMENTE NADA que VOCÊ fizer o convencerá, ele só ira parar quando quiser, ou seja quando ele perceber que a consequencia do uso da DROGA é muito pior que o prazer que ela lhe proporciona, quando ele alcançar o famoso FUNDO DE POÇO, cada um tem o seu, uns mais razos outros mais fundos.
Há os que conseguem largar as drogas quando perdem um dia de trabalho, há os que perdem tudo vão morar nas ruas e ainda assim não encontram forças.

4º Existe uma forma correta de se agir com eles, permitir que eles sintam as consequencias do USO de DROGAS, não FACILITAR ou AMENIZAR esses prejuízos pra que assim TALVEZ eles enxerguem mais rápido e percebam aonde estão indo.
Não estou dizendo faça isso ou faça aquilo, cada um sabe qual seu proprio limite, e agir de forma assertiva com eles não é fácil, é sofrido, dói muito na gente, por isso é importante o grupo de ajuda e esse autoconhecimento, pra que os familiares se preparem e se fortaleçam pra poder ajudar o seu dependente quimico da melhor maneira possível

5º Acreditar em um poder superio, seja Deus, Alá, Buda, etc, qualquer um, porém é de extrema importância vc acreditar em algo, acredite essa doença é tão destruidora que tem horas que só um PODER SUPERIOR poderá te ajudar a suportar e superar os obstáculos.

Pra finalizar gostaria de esclarecer que a DEPENDENCIA QUIMICA È UMA DOENÇA...não é falta de carater, senvergonhice, malandragem e outros esteriótipos que dão aos Dependentes Quimicos.

É UMA DOENÇA DE COMPORTAMENTO, OU SEJA COMPORTAMENTAL QUE AFETA O CARATER DO DEPENDENTE, POR ISSO POR VEZES CONFUNDIMOS COM OS NOMES CITADOS ACIMA E É DIFICIL DE SEPARAR

Por isso é importante conhece-la
Por isso é importante se fortalecer
Por isso é importante se conhecer

Não tenham vergonha, busquem ajuda o quanto antes, acredite você pode  ajudar a salvar VIDAS, inclusive a sua propria vida.

Vamos nos unir e divulgar que o familiar também precisa de ajuda, o familiar também precisa se tratar e existem pessoas dispostas a ajudar.

Não desanime, enquanto a vida a esperança.

A RECUPERAÇÃO É POSSIVEL SIM

Um grande abraço a todos



Nenhum comentário:

Postar um comentário