terça-feira, 30 de outubro de 2012

perseverança

O substantivo grego traduzido “perseverança” significa “capacidade de agüentar ou manter-se firme em face de dificuldades”. Certo erudito bíblico diz o seguinte a respeito do tipo de perseverança mencionado pelos escritores da Bíblia: “É o espírito que pode suportar as coisas, não simplesmente com resignação, mas com a esperança fulgurante . . . É a qualidade que mantém o homem em pé enfrentando o vento. É a virtude que pode transmutar a provação mais severa em glória porque, além da dor, vê o alvo.”

Portanto, perseverar não significa simplesmente passar por uma dificuldade inevitável. No sentido bíblico, perseverança envolve firmeza, manter a atitude mental correta e não perder a esperança ao enfrentar provações. Veja a seguinte ilustração: dois homens estão presos em condições idênticas, mas por motivos bem diferentes. Um deles, um criminoso comum, cumpre sua pena com muita má vontade. O outro, um cristão verdadeiro que foi preso por seu proceder fiel, continua firme e mantém uma atitude positiva, porque encara sua situação como uma oportunidade de demonstrar sua fé. O criminoso dificilmente poderia ser considerado um exemplo de perseverança, mas o cristão leal sim. — Tiago 1:2-4.

A perseverança é indispensável para nossa salvação. (Mateus 24:13) Mas não nascemos com essa qualidade importante. É necessário cultivá-la. Como? “Tribulação produz perseverança”, diz Romanos 5:3. Se realmente queremos desenvolver perseverança, não podemos temer os testes de fé e tentar nos esquivar deles. Precisamos enfrentá-los. Cultivamos perseverança quando enfrentamos e superamos provas grandes e pequenas dia após dia. Cada dificuldade que enfrentamos com êxito nos fortalece para enfrentar a próxima. É claro que não desenvolvemos perseverança sem ajuda. Somos ‘dependentes da força que Deus fornece’. (1 Pedro 4:11) Para continuarmos firmes, Jeová nos deu a melhor ajuda possível — o exemplo de seu Filho. Vamos olhar mais de perto o exemplo perfeito de perseverança que Jesus deixou.

Para mim a preseverança é isto...

Fonte(s):

O Livro "Venha ser meu seguidor" (capitulo 7 paragrafos 4-6 pag 67-68) Publicado pelas Testemunhas de Jeová http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RYe1cUWWlOsJ:br.answers.yahoo.com/question/index%3Fqid%3D20100709001236AAotlA0+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Um comentário: