quinta-feira, 9 de agosto de 2012

a recuperação de ambos...não é só Flores não



Buenas pessoal....

Espero que esteja tudo bem com todos...em casa está tudo bem graças a Deus....porém vou lhe dizer...HAJA PACIÊNCIA....rs...

O dia de ontem correu bem, trabalhei normalmente ele ficou em casa, arrumou a casa, cheguei ele estava la em baixo me esperando....jantamos, ele brincou com as crianças, depois de todos terem tomado banhos as crianças quiseram dormir com a  gente na cama, eu deixei e assim que pegaram no sono levei eles pro quarto deles.

Meu marido iniciou a recuperação, porém é aquela coisa, um dia de cada vez e um passo de cada vez, ele me questionou o seguinte: Não sei pq eles falam que só frequentando o NA, que a pessoa se mantém limpo, eu já vi gente dentro da igreja ficar limpo só indo na igreja.
Eu respondi: Olha as pessoas que eu vejo falando que estão limpos há  5, 10 anos são os que frequentam o NA e a IGREJA, eu acho que é um complemento, pq tem coisas que vc faz no NA que vc não faz na igreja e vice e versa, ninguém ta querendo dizer que o NA é maior que Deus, até pq os 12 passos são praticamente todos baseados em poder superior.
Ele: fez uma cara meio de quem não concordou...bom ainda tenho dificuldade em aceitar a prepotência dele onde ele julga que a unica coisa que presta nesse mundo é a Religião DELE...bom mais enfim fiquei quieta, uma coisa boa é que ele me pediu pra lermos o livro azul juntos, eu falei claro leio sim faço questão, então dormimos.
Hoje ele veio me deixar no trabalho, e depois ia pegar o metrô pra ir na mãe dele buscar a moto que ficou la.
Durante o trajeto ele entrou no assunto denovo da internação dele, que na opinião dele obrigar a pessoa a ficar internada é pior pq todos que a familia obrigavam saiam de la revoltados falando que iam fazer pior do que antes...e bla bla bla...eu como boa codependente tentei novamente justificar pra ver se ele entendia o motivo das familias fazerem isso, então dei alguns exemplos o pq era necessário.
Ai a conversa já começou a ficar mais agitada quando ele disse: tb na última visita não entendo pq não me deixou ir embora 13 dias a mais ou a menos não iam fazer a diferença, eu respondi: o combinado não sai caro, vc se internou e sabia que eram 5 meses e eu disse que só sairia depois de 5 meses exatos, vc foi pq quis e outra eu vivia falando desde o começo pra vc fazer tratamento ambulatorial, ir no N.A. e o que vc fazia? Ignorava
Ai ele começou a se exaltar e falar que eu tinha que entender que a vida era dele, e que o maior prejudicado era ele, se ele usar quem vai se ferrar é ele, e que as esposas, namoradas e familia vão continuar suas vidas normalmente, abandonam e pronto.
Essa hora não me contive, não gritei mais já falei mais "dura"
Na hora a gente estava passando pelo cambuci onde no glicério fica cheio de adictos perambulando, o pessoal que tava na cracolândia....
Falei, olha, vc ta vendo essas pessoas, elas sofrem sim e muito, mais elas estão ai anestesiando seu sofrimento com a DROGA, agora vc já pensou na mãe deles, nas esposas, nos filhos, quanto que já não sofreram pra evitar que isso acontecesse, e o pior eles sofrem sem ter nada pra anestesiar, eu sei que a vida é sua, mais vc não estraga só a SUA vida, estraga a vida de todos que te amam.
Ele ficou quieto
E eu lembrei do post da Giu (os lobos)...e resolvi ficar quieta, essa hora meu coração ja tava apertado e me bateu uma vontade danada de chora, pensei o codependencia do caramba....
Ele virou e falou, calma Rá eu vou me recuperar vc vai ver, fica tranqulia, vamos ser felizes
Eu respondi: Ai que ta o problema eu tenho que aprender a ficar tranquila se vc se recuperar ou não..(ai eu chorei)...não posso condicionar minha vida a sua vida, vc já pensou se eu fizer isso eai se as coisas derem errado eu "morro de piripaque" e nossos filhos?? Pq como vc mesmo disse a sua recuperação é SUA e eu digo a minha recuperação é MINHA.
Eu quero viver a minha vida do SEU lado e não viver a SUA VIDA.
Ele me abraçou...
Eu falei, olha mais uma vez eu te peço chega de falar de passado, de internação, sobre recuperação OK, mais fora isso meu não da.
Ele parou e pensou, é bem que o cara disse tem coisas que eu sinto e não da pra desabafar com vc, pra isso tem o grupo.
Eu faça isso, tudo que vc tiver de desabafar que seja sobre a sua adicção e não sobre a recuperação vao ao grupo.

Iniciei o dia assim...lembrei do tema do mês do AE, tomada de atitude geram uma crise, e com uma crise bem gerenciada podemos ter mudanças positivas.

Sei la me corrijam se eu estiver errada, aconteceu uma crise, eu meio que capengando consegui não perder  o fio da meada e dessa crise consegui gerar 2 mudanças positivas:
- Reforçar que eu ainda preciso me desligar mais dele e não me atingir tanto
- Ele enxergou o pra que serve o NA.

É assim mesmo dói aprender, dói crescer, mais agora to Serena e podendo dizer que Feliz, pelos resultados alcançados.

Fiquem com Deus galerinha!!!

14 comentários:

  1. Força na peruca Kel que o osso é duro de roer rsrsrs mas com o tempo ele pode enxergar a importância do NA ou não... só o tempo mesmo mas como o futuro ta longe feliz por vcs hoje!!!! se cuida amiga bjus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada amiga...rs...é duro mesmo...hahaha...como dizem tb a rapadura é doce mais não é mole não..hahaha...bjinhuuu

      Excluir
  2. Bom, vou te citar um caso que a gente conhece: Hugo. A muitos anos limpo e bem, e frequentando NA várias vezes por semana, sem que ninguém precise impor isso a ele. Vai porque sabe da importância.
    Meu filho sempre começou bem as saídas de clinica indo ao NA mas nunca durou mais de 1 mes, aí começa esse papo de "não adianta nada", eu posso fazer isso sozinho, etc....e aí como eu sempre digo "é cair ribanceira abaixo sem breque". Então, Kel, você se saiu bem, mas me preocupei com essa "fala" dele. Força aí menina!!!
    Bjus,
    J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é "J"...eu sei disso e digo isso a ele..mais né cabeça de adicto é f.da...ainda lembrei se vc ler sua alta eles pedem pra frequentar o NA durante 90 dias seguidos...enfim..ta nas mãos dele e de Deus..eu não posso fazer nada..ai o coração aperta pq sei que se algo tira-lo do caminho..é ribanceira abaixo..mais fazer o q...eu posso controlar minha vida somente e pedir pra Deus...como dizem "alumiar" a vida dele..rs....
      Hoje ele quer ir comigo no AE, pra conhecer o tal do "AMOR FERRA A GENTE"..hahahaha

      vo viver o só por hoje...e aprender mais..pra ser assertiva..rs

      Obrigada MAdrinha

      Excluir
  3. É companheira, recuperação é um processo lento vivido dia após dia...
    Estar limpo não é estar em recuperação...
    E devagar seu amado está conseguindo enxergar o caminho da sua recuperação!!!

    Força, Foco e Fé!

    Que Deus os abençoe!

    TamuJuntas

    ResponderExcluir
  4. Kelzinha.. fica firme ai!
    Você está indo mega bem.. reconhecendo os pontos de alerta da codependencia, pena que não tem um botãozinho de desligar nela, ne?

    A caminhada vai ser longa, mas você esta ciente disso e cada vez mais forte!

    To sempre aqui, viu??

    JUntasempre!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigada camizinha....de verdade...vlw..tamu junto

    ResponderExcluir
  6. Ola, sou um Adicto em recuperação tenho 34 anos sou casado a 10 anos tenho 2 filhos e..., acompanhos esse e outros blogs a uns 20 dias, e a 1• vez que compartinho com vocês meninas gereiras e que querem uma vida diferente com os seus amores, pois vejo e sei esse sofrimento que vcs passam, estou limpos ja tem 67 dias minha droga de preferencia era cocaína,e Kel to acompanhando o seu sofrimento pois nada facil certeza minha esposa indetifica com muitas coisas que vc passa, bom faço terapia com piscologo 2 vez por semana e vou ao NA, hoje sei o que me ajuda mais sem duvida algma so estou limpo 1• porque eu desejo e quero muito e é por mim que estou limpo, 2• e pelos companheiro de NA que mim ajuda e compreende minha doeça , pois ali encomtrei os meus iguais e compartilho minha lutas contra essa doença minhas vontade e etc..., hoje compreendo que não e so fica limpo que eu deixo de ser adicto, meu comportamento minha manipulação, meu defeito de caráter , compulsão , arrogância, egoismo e tantas oustra forma de atitude característica de que so um adicto tem, isso hoje compreendo e trabalho para seu uma pessoa melhor a cada dia , digo o NA funiona, pra mim ta funcionando muito hoje tem NA não vejo a hora pra eu ta la com meus iguais e muito bom se aceitar, espero que seu marido tenha essa vontade de para por ele , e que nao inventa desculpa para deixa de ir no NA que nos adicto sabemos bem o que certas desculpas e não aceitação que a vida nos traz , essa doença e traiçoeira e perigosa pois só quem enchega isso quem realmente quer para.
    nas próximas postagem me expressarei melhor espero te ajudado em algo só pro hoje tamojunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela visita...amigo...desejo muita força pra vc, que vc continue um dia de cada vez se recuperando, que sua esposa tb consiga caminhar na recuperação dela...pra que vcs possam dar uma vida o mais em paz possivel pros filhos de vcs....eu sei que o NA funciona...pq a maior prova de não recuperação é o adicto ainda achar que sozinho consegue que ele segura a onda e sabemos que não é bem assim...mais eu to aki caminhando tb um dia de cada vez...com esperanças...e tentando deixar somente mãos de Deus...sorte pra ti...fique com Deus

      Excluir
  7. Kel, serenidade amiga! Isso é o que importa e mesmo com os tropeços o nosso foco não pode ser perdido. Você está indo no caminho certo. Parabéns pela vontade que tem em se recuperar. Quanto ao seu esposo, tudo o que você pode fazer é entregá-lo nas mãos de Deus para que Ele possa fazer o restante. Meu marido é igualzinho ao teu, diz que esse negócio de NA não funciona para ele, pois, segundo ele é muito difícil ter que compartilhar e lembrar que ele é um adicto, para ele, só o fato de falar da droga traz nele a vontade de usar. Cada caso é um caso, nós vemos muitas histórias de sucesso de pessoas que venceram com o NA, por isso, como boas codependentes que somos, queremos que eles façam isso porque dará certo. Mas, nem sempre é o caso. Portanto, tudo o que podemos fazer é entregar nas mãos de Deus e ajudá-los desde que isso não prejudique a nossa recuperação.

    Beijos e felicidade para tua família SPH!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw...amiga..pois é...exatamente por isso que ele não vai, só que o NA não é só isso, é muito mais do que isso, é partilhar seus sentimentos, não só de quem ta na ativa, mais principalmente de quem busca a recuperação e eles muitas vezes só encontram quem os entenda la dentro, pq já passaram por isso...uma coisa eu ouço e repito a recuperação é um TRIPÉ, precisa-se cuidar do corpo, mente e alma e pra cada um existe uma ferramenta que melhor se encaixa...

      obrigada viu...e tudo di bom pra ti..fique com Deus

      Excluir
  8. Não é fácil não amiga...entendo seu lado porque já estive nas duas posições.
    Quanto a ele, ainda falta assumir uma postura de sinceridade consigo mesmo, (aprendi a fazer isto depois de levar um puxão de orelha do psiquiatra), quando a gente pára de querer procurar desculpas para si mesmo, o desejo da recuperação fica mais forte que a doença. Mas para todos chega o dia em que o sofrimento cansa e não tem outro jeito a não ser aceitar o tratamento.
    Tamujuntas.
    Paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amiga...que bom ve-la por aki...pois é ja me falaram isso...é q eu como boa codependente sempre acabo querendo controlar o que eu não posso...rs..mais acredito que sim tudo dara certo...

      obrigada...

      fique com deus vc tb..

      e tamujuntas

      Excluir