quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ame ao próximo como a ti mesmo, será que sei exatamente o significado dessa frase?




Boa Noite....pra vcs..

Acabei de retornar de uma reunião do Amor Exigente, e desde de segunda feira que essa frase tem martelado na minha cabeça, e hoje pude perceber como eu estava errada ao interpreta-la.

Sempre que eu ouvia, "Ame ao próximo como a ti mesmo" eu entendi que não deveria fazer a alguém o que não gostaria que fizessem comigo e nunca parei pra pensar que ela também serve para não permitir que o próximo faça comigo o que eu não faria com ele...rs..

Acho que deve ser pq sempre fui codependente, eu nunca me dei o direito de pensar em mim, de pensar que as pessoas não tem o direito de fazer o que elas acham que devem fazer comigo, sempre que alguém me machucava eu ficava tentando entender o porque ela fez aquilo comigo, e nunca me impus pq eu achava que não tinha esse direito, acabava me sentindo culpada e egoísta.

Exemplo: O marido não teve um dia bom no trabalho, ele chegou em casa e gritou comigo e eu me calei,  pq sabia que ele estava nervoso, ACEITEI, que ele agisse assim e JUSTIFIQUEI, pra mim mesma a atitude dele, não que eu devesse revidar , discutir ou brigar, mais deveria ter deixado bem claro que ele não tem o direito de ofender as pessoas pq algo deu errado  esse desrespeito eu não aceito.
Nessa situação eu estava amando ao próximo, mais não como a ti mesmo, pq eu permiti que ele fizesse algo comigo que eu não faria com ele.

Percebi que não é egoismo não permitir que as pessoas me machuquem, percebi que eu tenho o direito de ser tratada com respeito, percebi que nada nesse mundo justifica eu ter que sofrer por erros que não são meus.

Finalmente eu encontrei os MEUS LIMITES!!!


2 comentários:

  1. Oi, Kel, bom dia! Realmente essa frase é um grande ensinamento de Jesus. No caso dos egoístas, eles devem saber que a medida de amar ao próximo é o quanto eles amam a si mesmos; e no nosso caso, nós que somos codependentes devemos saber que a medida de amarmos a nós mesmos é o quanto amamos ao próximo. E esse amor envolve o respeito e a aceitação, primeiramente para com a gente mesmo! E fico feliz que tenha criado o blog, você tem realmente muito a partilhar e muitos a ajudar. Parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda...obrigada pela visita...Aprendi muito no seu blog, embora ainda não tenha alcançado a mesma situação com meu marido, hoje tenho plena consciência que as coisas podem caminhar tanto pro lado bom como pro lado não tão bom...é a vida...rs..
      E assim como eles são doentes também somos, e por muitas vezes focamos somente na doença deles esquecendo da nossa, a idéia de criar o blog foi justamente essa pra que eu não me esqueça que também tenho um problema em minha vida a codependencia e que assim como o dependente preciso me vigiar enternamente, e sempre terei coisas a aprender, a criação do blog veio também com incentivo de uma grande amiga virtual "J"..rs..e pra parar de te encher o saco..rs..com Poly.."publica a minha história..rs..."

      E se de alguma forma eu puder ensinar a alguém também...é uma grande gratidão....

      Força, Fé e Alegria SPH

      Excluir